Na véspera da maior festa popular do Distrito de Pedra Vermelha, distante 25 km da sede de Monte Santo, no território do sisal, os moradores recepcionaram o governador Rui Costa (PT), que chegou de helicóptero, acompanhado do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), para uma série de atos oficiais, dentre eles a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde – UBS. O chefe do executivo baiano, após o ato de inauguração da UBS, caminhou pelas ruas do Distrito, seguido de uma multidão e ao longo do trajeto cumprimentava e ouvia as queixas da população.
A vereadora Silvania Silva Matos, pré-candidata a prefeita pelo PSL , foi a primeira a subir no palanque e quase ao mesmo tempo do governador. Os simpatizantes a sua pré-candidatura também usavam praguinhas como o numero do PSL e em determinado momento exibiram uma faixa que destacava a união da vereadora com o governador Rui Costa. Apesar do clima político houve respeito reciproco entre os seguidores de Silvania e os de Jorge Andrade.
Mesmo sendo um evento institucional, dentro do prazo eleitoral, pois Jorge Andrade deverá disputar a reeleição e lutar pela quarto mandato e tem até o dia 02 para subir em palanque e entregar obras, o clima era de política e lá estiveram militantes do PT com a estrela no peito e os sociais democráticos, partido ao qual Queridinho, como é chamado o prefeito, é filiado, estampavam o número da legenda.
O prefeito Jorge Andrade, bastante aplaudido, falou ao governador Rui Costa que as obras estruturantes existentes em Pedra Vermelha, foram construídas em uma das suas três gestores e aproveitou para prestar conta das suas realizações neste mandato. O social democrata, de posse de uma lista, aproveitou para solicitar do governador mais calçamento, a conclusão do asfalto da BA 220, cujo primeiro trecho foi inaugurado em março de 2015 e reforma da barragem de São Gonçalo, destruída há muitos anos por uma enchente.
Governador entregou obras e recebeu outras reivindicações
A primeira parada foi no encontro com os moradores da comunidade Fazenda Laje da Bezerra, que portavam uma faixa apelando para o governador Rui Costa interferir junto ao comitê gestor do programa luz para todos para que eles sejam beneficiados. A agricultora Maria Ferreira de Jesus Souza, 57 anos, disse ao governador que não é possível que eles estejam morando no escuro, quando toda região foi beneficiada e relatou a reunião que foi realizada com a presença do deputado Alex da Piatã, com quem estão contando para ser o elo entre eles e o governo.
No palanque, o deputado Alex da Piatã voltou a lembrar do caso e pediu empenho a Rui Costa para que não demore a eletrificação da comunidade. O parlamentar falou que a comunidade já está interagindo com o mundo através do celular e o que no passado se referia “caminhar longe” para pegar água, o governo chegou à comunidade com o programa 1PMC e hoje eles estão caminhando quilômetros para carregar o celular. “Também quero nesta oportunidade pedir ao senhor, mais um empenho, ou seja, fazer chegar aqui em Pedra Vermelha uma torre de telefonia móvel, pois o Distrito não é atendido por nenhuma operadora”, concluiu.
A deputada Fátima Nunes (PT) pediu para que o governo concluísse o asfalto da BA 220, ligando Pedra Vermelha a Andorinhas, facilitando o acesso a Senhor do Bonfim, cidade importante e muito frequentada pelos moradores da região. Fátima também chamou atenção para os programas de abastecimento d’água e que fossem acelerados, pois o sofrimento ainda é grande, principalmente nos período de estiagem. A petista, mais uma vez, voltou a falar sobre revitalização do açude da Tapera, construído em 1919 e com capacidade de 3.093 mil m³ de água.
Durante a visita do governador foram entregues mais mil títulos de terras que possibilitaram aos pequenos produtores obterem financiamento para plantio, aquisição de insumos e outros investimentos. Foi uma quadra poliesportiva e calçamentos. Rui Costa autorizou ainda a assinatura de oito convênios por meio do programa Bahia Produtiva e garantiu que comunidade Pedra Vermelha será beneficiada com a chegada da água tratada. “É uma das comunidades que vão receber água com a construção da adutora. A obra está 61% concluída. Temos uma história de infraestrutura na cidade, fizemos a estrada para Pedra Vermelha, para Euclides da Cunha, e voltaremos para inaugurar essa adutora, que em breve será concluída”, falou o petista.
Veja outras fotos
https://www.youtube.com/watch?v=cGAo89sBK14&feature=youtu.be
Redação CN