O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT de São Domingos, seu reuniu na tarde de sábado, 04, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais a fim de discutir a forma como o partido vai se posicionar na campanha política a partir do mês de agosto.
O partido que travou uma disputa na eleição de 2012, quando concorreu com chapa ‘puro sangue’, tendo como candidato a prefeito Hidelbrando Neto e na vice Betânia Araújo, obtendo 2.827 votos, correspondente a 48,08% dos votos válidos, perdendo para o atual prefeito Domingos Nafitel Ramos (PP). O PT conseguiu eleger dois vereadores Genivaldo Araújo Carneiro atual presidente do partido e a também atual presidente da Câmara, Maria do Socorro Lima.
Hidelbrando Neto ou “Bando” como é conhecido o candidato do PT do último pleito eleitoral, se manteve no Partido dos Trabalhadores, mas deve apoiar uma possível candidatura de seu irmão, o vereador Hilário Carneiro a prefeito pelo PP.
Mesmo com esta situação, a suplente de deputado federal, diretora da Central Unica dos Trabalhadores – CUT e diretora da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – FETRAF Brasil, Elisângela Araújo em seu discurso disse que aquele encontro estava sendo o primeiro de muitos que acontecerão até as convenções.”Não está acontecendo aqui nenhum pré-lançamento de candidatura para prefeito, estamos começando a discutir o projeto, mas podem ter certeza que teremos candidatura própria”, afirmou Elisângela.
Elisângela disse que não tem ambição pelo poder, seu nome pode aparecer entre os pré-candidatos, mas não faz nenhuma diferença caso seja colocado outro para apreciação, segundo ela, na condição de colaboradora da CUT tem uma vida com agenda em todo Brasil e não negou o motivo de ser uma pessoa considerada ausente do município, mas garantiu também saber de todas as conquistas que a população teve com sua participação nas lutas e também sabe as deficiências do município e como lutar para tentar resolvê-las. ” É difícil pra mim uma candidatura, pela vida que tenho de atividade sindical não só na Bahia, isto há cerca de 20 anos, mas temos grandes nomes capacitadas a exemplo de Lindomar, Betânia, Genival, Ciene, Socorro, uma turma muito boa capaz de dirigir os destinos de São Domingos”, garante.
Elisângela concorreu em 2014 uma vaga para Câmara Federal e obteve cerca de 32 mil votos, em São Domingos foi a mais votada quando recebeu cerca de 1.958 votos, que considera uma grande votação de pessoas que votaram no Projeto, pois “ não tenho dinheiro para investir numa eleição, prevaleceu o reconhecimento das pessoas por conhecer a nossa luta e acredito que, com esse pensamento poderemos alcançar algo mais”, afirmou.
Antes da CUT Elisângela contribuiu com o Sindicato dos Trabalhadores de São Domingos e FETRAF. As funções exercidas nos movimentos populares e sindicais a colocou como pessoa muito próxima de Dilma e Lula e sempre se fez presente em atos com os dois, inclusive fazendo parte da mesa.
Lindomar Araújo, coordenador do Programa Educação no Campo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, também fez parte da mesa. Lindomar disse que o PT tem bons argumentos para enfrentar uma campanha por ter melhorado a qualidade de vida do povo depois dos governos de Lula e Dilma, e que está aberto para conversar com qualquer grupo político.
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas