O 16º Batalhão de Polícia Militar realizou, na última terça-feira, 12, a formatura de estudantes da rede estadual de ensino no Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd). Por meio da filosofia de polícia de aproximação, que visa estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e a sociedade, através da comunidade estudantil, o Proerd neste último ciclo percorreu oito escolas no município de Serrinha, atuando em 9 turmas, no total de 290 alunos do 5º e 7º ano. Somente no município de Serrinha, o projeto foi responsável por instruir e capacitar cerca de 1000 crianças e adolescentes.
Segundo a Assessoria de Comunicação do 16° BPM, o Proerd, hoje, está em todas as Polícias Militares do país e também é considerado o melhor programa de prevenção às drogas do mundo. O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às drogas e à violência. Os alunos que tiveram melhor desempenho no concurso de redação foram premiados com uma bicicleta.
Um momento emocionante da solenidade foi o depoimento de Melissa Américo, ex-aluna do Projeto, que destacou a importância do PROERD e principalmente o aprendizado obtido que ficou consolidado para toda a vida!
Para o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Gilson Paixão, “é de grande importância para a sociedade a didática proposta pelo PROERD, destacando a receptividade dos estudantes aos ensinamentos transmitidos pelo instrutor do projeto, o soldado Pio. O que foi transmitido para as crianças foi apenas a semente que deve ser regada pelos pais, comunidade e professores”.
Na formatura, os estudantes fazem um juramento para se manterem longe das drogas e da violência e receberam o diploma de conclusão de curso.
Fonte: ASCOM 16° BPM