Faleceu na tarde deste domingo (03) no Hospital São Rafael em Salvador, o prefeito de Ipirá, Ademildo Sampaio Almeida (PT). Ele estava licenciado do cargo para tratamento de saúde (tratamento de uma neoplasia maligna detectada no estômago).
O primeiro pedido de licença medica do prefeito Ademildo segundo o site Caboranga Noticias, aconteceu no dia 04/08/2015, quando o chefe do Executivo fez pedido de afastamento do cargo, por 90 dias (período de 11/08/2015 a 11/11/2015).
Após o período de afastamento de 6 meses, voltou a ocupar o cargo de representante máximo do município. No dia 26 de abril, com o quadro de saúde agravado, Ademildo Almeida pediu um novo afastamento por 90 para dar continuidade ao tratamento em Salvador. O retorno ao cargo seria no próximo dia 26 deste mês.
Ademildo tinha 61 anos e era médico. Ele foi eleito em 2012 como vice-prefeito na época pelo Partido da República (PR) e assumiu a gestão logo no inicio, depois que a prefeita Ana Verena do PSD renunciou ao cargo por recomendação médica. Na ocasião ela disse que não estava doente e sim estava se precavendo, pois apresentava estresse e pressão alta.
Ana Verena que também é médica, não tem histórico na vida pública aceitou ser candidata a menos de 30 dias das eleições em substituição a Antônio Colonezzi (PP), que estava impedido pela Justiça Eleitoral
Com os pedidos de afastamento para tratar da saúde, Adenilton passou o cargo para o presidente da Câmara Aníbal Ramos.
Rui lamenta morte de Ademildo Almeida, prefeito licenciado de Ipirá
O corpo de Ademildo, está sendo velado na Câmara Municipal de Ipirá e será sepultado, na tarde desta segunda, no município.
Redação CN