O Projeto Santo Antônio de Música passa a sediar um Ponto de Cultura a partir de agosto. A iniciativa coiteense foi selecionada no Edital de Implementação da “Rede de Pontos de Cultura do Estado da Bahia”, realizado em 2014 e assinou o Termo de Compromisso Cultural no início de 2016.
Sendo certificado como Ponto de Cultura, o Projeto Santo Antônio poderá qualificar suas ações, com a aquisição de novos equipamentos e instrumentos musicais, para melhor atender gratuitamente cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens, que hoje integram as atividades da entidades.
“Já tendo sido contemplado em vários editais e prêmios, a instalação do Ponto de Cultura representa mais uma importante vitória na trajetória crescente do Projeto Santo Antônio de Música. Através deste edital, o Projeto receberá apoio financeiro e institucional por três anos”, garante Maria Valdete, fundadora.
Surgido em 2007, o Projeto Santo Antônio de Música foi uma das mais importantes ações criadas e implantadas pela Associação de Moradores do Alto da Colina, sendo uma iniciativa inédita não só no município de Conceição do Coité, mas como também em todo o Território do Sisal.
Começou nas varandas de algumas das casas do bairro, nos quintais e nas sombras de árvores, foi ganhando a confiança e o apoio da comunidade, passando a realizar suas atividades em uma pequena Capela particular, até que esta já não mais abarcava a crescente demanda de crianças e adolescentes, que começaram a conhecer, admirar e querer participar do projeto.
Hoje o Projeto tem sede própria com salas de aula, um teatro e instrumentoteca. Desde a sua essência, o Projeto se aproxima do conceito de Ponto de Cultura, pois suas ações são desenvolvidas com grande respeito à cultura local, tendo como meta o avanço na qualidade artística alinhada a uma ação social, que tem mudado profundamente a comunidade atendida.
Além das atividades de formação, o Projeto Santo Antônio de Música abriga diversos projetos, conta hoje com três orquestras (Orquestra Santo Antônio – OSA, Orquestra Coiteense de Violões – OCV e Orquestra Nossa Senhora de Fátima – ONSEF) e muitos de seus jovens estão seguindo para curso superior de música e/ou criando seus próprios projetos.
Saiba mais – Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. O edital de Implementação da “Rede de Pontos de Cultura do Estado da Bahia” foi promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Texto: Assessoria/ Fotos: Robson Di Almeida