A campanha política em Conceição do Coité já ganhou um dimensão muito grande e é nítido o envolvimento da população, seja em prol do candidato da oposição que tem Vertinho (DEM) na cabeça de chapa e Renato (PRB) na vice, ou da reeleição de Assis (PT) com Val de Alex (PSD) candidata a vice.
Com o acordo firmado entre a Justiça Eleitoral e os representantes das coligações “Avante Coité” (Assis e Val) e “A Vontade do Povo” (Vertinho e Renato), onde apenas um grupo ocupa por vez o centro da cidade, cada um procura levar o maior número possível de pessoas para às ruas.
Na noite de sábado, 27, a euforia tomou conta da oposição que tem usado a música ‘o campeão voltou’ em alusão a candidato Vertinho que já governou o município em três oportunidades. As ruas foram ocupadas por milhares de pessoas para apoiar o democrata.
No domingo, 28, havia uma expectativa que o grupo de situação realizaria um ato grandioso, para diminuir a euforia dos opositores. Depois de percorrerem algumas comunidades rurais na região do Distrito de Bandiaçu, Assis, Val e todos os vereadores da coligação, se juntaram ao deputado Alex da Piatã (PSD) e segundo eles para mostrar que não só tem carro e moto, pois na noite de sexta realizaram uma grande carreata e não houve concentração de pessoas no centro da cidade, deixaram os veículos, emparelharam dois paredões e tocando musicas que embalaram a campanha de 2012, “é 13, é 13, é 13, Piseiro”, além de outras, levaram a multidão ao delírio.
Os carros de som pararam no Largo da Matriz, precisamente no início da Rua Padre Madureira que já estão chamando de “Largo do 13”, pois na eleição passada lá foi instalado o comitê e onde funciona a sede do PT.
O deputado Alex da Piatã fez um discurso falando dos avanços da saúde em Coité, comparando a situação deixada pelos adversários e o que se encontra hoje. Lembrou que o mesmo hospital que seus adversários deixou fechar, hoje as mães dão a luz a seus filhos com dignidade e conforto. Falou também que em breve vai inaugurar a UPA e Coité vai passar a contar com três hospitais. “Eu tenho orgulho de onde chegar dizer que em minha cidade, o tempo da humilhação, da esmola, do mendigar passou e não vai voltar atrás”, garantiu o deputado que em 2012 foi eleito vice de Assis.
A candidata a vice fez um breve discurso e procurou seguir o raciocínio de Alex sobre saúde, de modo especial da gestante. Segundo Val, a mulher grávida é muito sensível e não podia estar no hospital onde chegavam pessoas acidentadas, ou vitimas da violência. “No hospital Municipal o espaço é somente pra elas e o Regional depois da parceria com o Hospital Português vem realizando também um grande trabalho”, afirmou.
Assis iniciou o discurso dizendo que participa da disputa politica municipal desde o ano 2000 e não precisa necessariamente de pesquisa pra saber como estar perante a população, “a intenção de voto se manifesta claramente, nem precisamos de pesquisa. Eu tenho convicção de que nós vamos vencer as eleições com uma frente ainda maior em relação a 2012, (3.078 votos a mais que o adversário). Mas vejam, não é porque a vitória está desenhada que a gente vai se acomodar, sabe por que? Porque vitória por WO, vitória no tapetão não tem nenhum sabor”, mas quero que cada um de vocês sinta a alegria de poder conquistar mais um voto, mais um eleitor, mais um militante, mais um apoiador para essa causa”, convocou o prefeito candidato a reeleição.
Segundo Assis não é muito difícil conquistar o voto, principalmente se comparar o Coité de antes do seu governo com o Coité de agora, citou a transformação do terminal rodoviário antes abandonado e hoje uma central de serviços, asfalto e sinalização das ruas, construção de 2.960 cisternas, limpeza e construção de mais de 700 aguadas, 17 comunidades rurais receberam água encanada da embasa, entre outras realizações que ele citou para o publico.
A coligação Avante Coité cumpre agenda todas as segundas feiras no Distrito de Salgadália, segundo maior colégio eleitoral do município.
Redação CN