Foi empossada na noite do último sábado, 13, durante solenidade no Sisal Clube na cidade de Santaluz, a nova Diretoria da Cooperativa de Crédito Rural Ascoob Itapicuru. Depois de sete anos na presidência Cosme Arisvaldo Leal do Nascimento passou o cargo Sílvio Soares da Silva.
O ato de posse contou com a presença de representantes de varias entidades a exemplo da CEAIC, Fatres, MOC, UNICAFES, Sindicatos, CDL, Cofins, entre outras. Autoridades politicas, cooperados, parceiros também marcaram presença, muitas delas usaram da palavra para dar boas vindas à nova diretoria e agradecer ao ex-presidente Cosme Ariosvaldo pela contribuição para que ASCOOB alcançasse a posição que alcançou durante os sete anos que esteve a frente da Cooperativa de Crédito.
Ariosvaldo que deixa a presidência da Ascoob Itapicuru e passa a assumir a Ascoob Central que tem nove cooperativas afiliadas, distribuídas na Bahia, Sergipe e Alagoas, disse que seu maior legado frente a Ascoob foi o fortalecimento da economia local, presando pelo empoderamento financeiro dos cooperados. “Muito bom saber que hoje muitas pessoas que não tinham acesso ao credito, têm o seu negócio que passaram de agricultores, microempreendedores e até desempregados para ser empresário”, afirma Ari como é conhecido.
Para Ari, seu sucessor é uma pessoa jovem e bastante dedicada que já vem na mesma caminhada do cooperativismo, tendo iniciado pelo departamento de educação, passou pelo conselho fiscal e de administração e que recentemente participou de uma pós graduação na área de gestão cooperativista, e que segundo ele, Silvio está apto a exercer a função de presidente do Ascoob Itapicuru.
Silvio Soares tem 37 anos, é casado e pai de dois filhos, lembrou que começou no Processo de Formação – Formacoop em Valente no ano de 2006, concluiu em 2009, e naquele ano entrou pra suplência do conselho fiscal da cooperativa, em 2010 foi efetivado no conselho fiscal, dai em dia ocupou outros cargos.
Silvio disse que para ele foi uma surpresa e ficou muito feliz ter seu nome escolhido para presidir a Ascoob Itapicuru, “posso dizer que não só me sinto preparado, como também tenho ao meu lado pessoas que ajudaram fundar a cooperativa, muito experientes que em qualquer momento de decisão, iremos ser consultados e tenho como certo que os nossos cooperados terão uma gestão mais e mais qualificada, eficiente e que contemple as necessidades e anseios de cada um”, garante o novo presidente.
Sílvio disse que não estava no momento da fundação da Ascoob no ano 2000 em Santaluz, mas se sente orgulhoso em ter aberto sua conta um ano depois por acreditar no projeto, sendo o associado de número 272 e hoje possui cerca de 13 mil. “ Quero deixar meu recado para os filhos de associados que acredite na Ascoob, pois do mesmo jeito que eu tive a oportunidade de fazer a carreira de conselho fiscal, conselho de administração e chegar na diretoria executiva, você também pode chegar”, garante Sílvio.
A Ascoob Itapicuru está presente hoje em Santaluz (matriz), Queimadas, Nordestina, Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Algodões distrito de Quijingue e no dia 15 de setembro estará administrando também na cidade de Jacobina e no Distrito de Junco.
A ASCOOB Itapicuru passara contar com 68 funcionários, 13 diretores, devendo chegar a 15 mil associados e mais de R$ 25 milhões administrados pela cooperativa.