O município de Conceição do Coité até o ano de 1988 na primeira campanha de Vertinho, praticamente não se falava de sigla partidária e o nome do candidato soava mais forte que o número e o que predominava mesmo na campanha era a cor que os grupos usavam. A cor vermelha sempre teve como líder Hamilton Rios de Araújo prefeito por duas vezes e por outro lado seu maior opositor Misael Ferreira liderava o grupo azul. As campanhas já tinham músicas e o que se ouvia da boca dos eleitores era o ‘vermelhoooooo, azuloooooo’. Nas micaretas tinham até os blocos dos azuis e dos vermelhos.
Só que em 1992 “as cores se misturaram” para um chapa da oposição Diovando Carneiro então vereador dos vermelhos candidato a prefeito que convidou Misael Ferreira (azul) para seu vice a mistura de cores formou o roxo e venceram Hamilton Rios apoiado por Vertinho, que ostentava o vermelho. Em 1996 “os vermelhos” apoiaram Vertinho que venceu sua segunda eleição. Eis que na campanha de 2000 tinha Tom Araújo como candidato a prefeito e contando com apoio de várias lideranças azuis usou as duas cores em sua campanha e assim como Vando e Misael também saiu vitorioso.
A cor vermelha embora sendo misturada não deixou de ter a preferência principalmente do eleitor mais velho que mantém a cor partidária.Os adversários criaram chacota desde a vitória de Assis em 2012 e sempre mencionam o “vermelho”, mesmo o PT de Assis também usando a mesma cor, mas o partido dos Trabalhadores não trabalham muito a cor, em Coité é tido como candidato “azul”.
Ao que parece, a coordenação da campanha ou alguma liderança por decisão própria resolveu levar um gigantesco manto vermelho como os nomes de Vertinho e Renato para as ruas do centro depois de realizar um encontro no Bairro dos Barreiros e relembraram os antigos micaretas, com um potente paredão e o grito de já ganhou.
Faltam apenas três semanas para as eleições e até lá o que se vê é uma festa cada vez maior das duas coligações. Em Conceição do Coité existe um acordo judicial para cada coligação utilizar o centro da cidade por vez, ou seja, a praça está liberada de quinta-feira a domingo. Na última quinta-feira a coligação a Voz do Povo (Vertinho e Renato) utilizou o espaço, enquanto a Coligação Avante Coité (Assis e Val) realizaram comício em Bandiaçu. Na sexta-feira, Avante Coité realizou atividades de bairros podendo realizar carreata, mas diante do horário extrapolado não fez uso.
Na noite de sábado conforme foi citado acima a coligação a Voz do Povo realizou ato no Bairro dos Barreiros e a multidão em seguida ‘invadiu’ o centro da cidade.
Neste domingo é a vez da coligação Avante Coité realizar comício no Distrito de Juazeirinho e em seguida vai utilizar para realizar a carreata. A coligação A Voz do Povo para este domingo vai promover uma reunião com os jovens numa chácara de um empresário.
No próximo fim de semana a quinta e o sábado, o centro será reservado para a coligação Avante Coité, enquanto que a sexta e o domingo será reservada a coligação A Voz do Povo.
Redação CN