O Município de Conceição do Coité comemora nesta sexta-feira, 23 de setembro, o feriado do Dia Municipal dos Evangélicos. Tudo começou em 1989 quando o então vereador Valdemí de Assis, teve a iniciativa de encaminhar o projeto para Câmara, criando a Semana dos Evangélicos no Município, entre os dias 17 a 23. Depois de Coité, várias cidades da região adotaram o projeto e hoje mais de 60 municípios comemoram.
Valdemí de Assis lembra que nos primeiros anos a comemoração era modesta, atravessava um caminhão no centro comercial, onde os pastores faziam as pregações e que existiam apenas quatro igrejas: Assembleia de Deus, Primeira Igreja Batista, Avivamento Bíblico e Deus é Amor.”Eu tive a ideia porque a Assembleia de Deus da Rua Laurindo Cordeiro comemorava o aniversário da igreja. Reuni com os pastores Hermógenes Leite da Assembleia, Almeida na época Avivamento Bíblico e outras lideranças religiosas e graças a Deus deu tudo certo e hoje podemos comemorar esse feito é mais de 60 municípios da Bahia”, falou Valdemí.
Feriado municipal foi um projeto da ex-vereadora Maria Eugênia (Geninha).
Se a comunidade evangélica coiteense dava um “Glória” em ter uma semana reconhecida, aumentou a felicidade quando a então vereadora Maria Eugênia, conhecida popularmente por Geninha, evangélica da Assembleia, encaminhou novo projeto para alterar a Lei e tornar o dia 23 de setembro feriado municipal, quando estabeleceu a nova Lei n. 178, de 15 de dezembro de 1997.
Embora não seja tão divulgado, a data de 23 de setembro passou a ser também conhecida como dia estadual do Evangélico, indicação do então deputado estadual Emério Resedá.
Geninha disse que indicou muitos projetos enquanto esteve na Câmara, mas sem dúvida essa foi a sua maior marca, pois, está se aproximando de 30 anos de criada a semana, quase 20 de sancionada a lei do feriado, e ano a ano seu nome é lembrado. “Eu me sinto feliz saber que dei um pouco de minha contribuição, a lei foi sancionada pelo então prefeito Vertinho que assim como ele, todos os gestores deram apoio”, afirmou Geninha.
Em Conceição do Coité o Largo do Mercado está preparado para logo mais a noite comemorar a 27ª Semana da Cultura Evangélica. Vai ter muito louvor e pregação.
Em respeito a data, as coligações partidárias que estão em campanha política em Coité não terão agenda neste dia.Mais cedo carros de som das duas coligações rodaram pela cidade apenas com a mensagem de felicitações pelo Dia dos Evangélicos.