Dos seis municípios do território do sisal, ou seja, Conceição do Coité, Valente, Santaluz, Queimadas, Tucano e Lamarão, onde o PT encabeça chapas majoritárias, o governador Rui Costa cumpriu agenda eleitoral apenas em Coité, Valente e Tucano. Nestes três municípios o partido dos trabalhadores tenta reeleição e ampliar o número de vereadores nas Câmaras.
Na quinta-feira (29), último dia para realização de comício o governador Rui Costa visitou o município de Valente e foi recepcionado por uma grande quantidade de pessoas no campo de pouso. Ele chegou de helicóptero ás 13h e percorreu as principais ruas da cidade em carreata, passando pela BA 416, que liga a cidades de Valente a São Domingos e em frente á fábrica da Lia Line, falou a militância e para os funcionários da empresa que retornavam do almoço.
O Governador, numa pronunciamento de cerca de 30 minutos, formalizou o apoio à reeleição de Ismael Ferreira e lembrou que o gestor conseguiu devolver a credibilidade ao município através do trabalho realizado e pediu o voto para a reeleição do colega de partido.
Segundo o prefeito Ismael Ferreira, serão gerados imediatos 500 novos empregos com a construção de um novo galpão que será construído em área doada pela Prefeitura, anexo ao existente, cujo investimento será de R$ 15 milhões. O petista lembrou ainda que 360 pessoas já trabalham unidade.
Sobre o momento político, Ismael Ferreira falou que é histórico, pois, a nível nacional o PT mudou a história do Brasil, na Bahia, houve uma revolução após as gestões de Jaques Wagner, e agora com Rui Costa, “e em Valente não foi diferente e estamos nesta campanha limpa e democrática, mostrando o que nós fizemos e o que temos a fazer nos próximos quatro anos”, falou Ferreira.
Ismael afirmou que o pleito está bem favorável a sua reeleição, mas a visita de Rui Costa a cidade serviu para consolidar o resultado eleitoral e passar mais animo para a militância. Sobre as denuncias envolvendo petistas nos atos de corrupções a nível nacional, Ismael disse que não atrapalha o pleito, pois todos sabem das ações de Lula e Dilma Rousseff transformou a vida do povo, diferente do PMDB e PSDB, que estão tirando direitos sociais e trabalhistas. Ele concluiu a fala com o CN, dizendo que o PT constituiu para investigar e colocar os corruptos na cadeia e que a maioria dos envolvidos não era do PT e sim de outros partidos.
O presidente do PT de Valente, Erisvaldo Ferreira de Jesus, mais conhecido por Tita Ferreira, entende também que a vitória do PT é algo consolidado, pois segundo ele a população reconhece tudo que foi feito nestes três anos em todas as áreas. Sobre a eleição na proporcional, o PT apresentou os nomes de Antônio Carlos Luz Montes, Emília Lima Lopes de Oliveira, Ivanilton Pereira de Oliveira e Maria Madalena Oliveira Firmo, que disputa a reeleição e Tita acredita que há possibilidade de eleger dois desses.
Em Valente, além da coligação “Pra Valente Seguir em Frente com a chapa majoritária formada por Ismael Ferreira (PT) e Timótio Almeida (PSD), está concorrendo a chapa formada por Marcos Adriano (PSDB) e Regi Mota (PRB) pela coligação ” A Esperança do Povo”. Está registrado no TSE também o nome de Roberto Ramos que disputa a prefeitura pelo PPL com João Melquiades na vice, a coligação é “PPL”.
Redação CN