Chegar aos 417 municípios é uma das metas do Solidariedade da Bahia até 2018, além de ampliar o seu quadro político nos 300 municípios onde o partido está presente nesta eleição de outubro, é o que espera o presidente estadual e tesoureiro nacional da legenda, o baiano natural de Valente, Luciano Araújo.
Ele falou ao CN que o partido está apresentando 931 candidatos a vereador, 15 a prefeito e 26 a vice-prefeito, dentre eles Herbert Douglas de Barros Gouveia, candidato na chapa encabeçada por Luiz Pimentel Sobral (PTN), que disputa a reeleição no município de Irecê.
“Respeitando as decisões e as culturas locais, não interferimos nas decisões nos municípios e, portanto apresentamos candidatos a vice-prefeito nas chapas encabeçadas pelo PSD, PP, PRB, PTN, PMDB, DEM, PSL, PR e o PT, como é caso desse último em Dom Macedo Costa. “Assumimos a presidência do partido em agosto de 2013 e acredito que seja o que mais cresceu no Brasil”, afirmou Araújo.
Entre os candidatos a prefeito, o SD está apresentando Joseph Bandeira que pretende retornar a Prefeitura de Juazeiro, município com 146. 385 eleitores e conta com apoio de 12 partidos que formam a coligação “A cara de Juazeiro”.
Serrinha
O presidente do SD, Luciano Araújo esteve em Serrinha, onde o município caminha sozinho, sem coligação na proporcional e colocou 33 candidatos a vereadore para apreciação popular. “Serrinha é nossa porta de entrada, sou da região sisaleira e a legenda aqui está organizada e isso significa muito para o partido e contamos com um líder nato conduzindo esse processo que é o Adriano de Chapada e conseguiu agregar ao SD representantes dos vários seguimentos da sociedade”, falou Araújo.
Sob o comando do presidente local, Adriano José de Oliveira Silva, mais conhecido como Adriano da Chapada, o SD apoia o candidato a prefeito, Adriano Lima (PMDB). Ele falou ao CN, que o Solidariedade/Serrinha é um partido que já nasceu com força e que é necessário defender os trabalhadores e vem atuando na defesa de políticas públicas que beneficiem a todos e atendendo as demandas da sociedade. “Depois de conversar com a sociedade, construímos três grandes diretrizes partidárias, que são: Cooperação e solidariedade como compromissos de todas as relações sociais; Valorização do trabalho humano; e Desenvolvimento econômico, humano e social sustentável”, falou Adriano da Chapada na inauguração do comitê.
Em nível de Bahia, apenas Vitória da Conquista se assemelha a Serrinha, onde o SD caminha sozinho na campanha para vereador e foram apresentados 32 nomes, com a expectativa é eleger de quatro a cinco. O SD também se destaca em Itabuna com quatro vereadores com mandato e a ideia é manter esse bloco e eleger, mais um parlamentar.
Miguel Calmon
Luciano Araújo esteve recentemente no município de Miguel Calmon, onde Wellington Dourado é candidato a prefeito pelo SD na coligação” A Força do Novo”, como apoio do PTN, DEM, PHS, PMB, PTC e PSDB, este último partido que indicou Wilton Maia para candidato a vice-prefeito. Araújo voltou satisfeito, segundo ele, principalmente para capacidade de oratória do candidato e seus projetos para administrar o município.
São Domingos
Em São Domingos, Luciano Araújo falou com segurança da sua infância e a ligação afetiva com a comunidade, onde tem propriedade e disse que não tinha como ficar fora desse processo. Ele justificou seu apoio ao candidato a prefeito Izaque Júnior (PMDB) após fazer uma pesquisa e verificar a realidade e resolveu indicar o candidato a vice-prefeito Fabio Luiz da Silva Ferreira, mais conhecido por Fabinho do Santo Antonio.
Valente
No povoado de Queimada do Curral, município de Valente, Luciano Araújo lembrou sua história politica e destacou sua alegria e fazer parte da coligação “Pra Valente seguir em frente”, formada pelo PC do B / PSD / SD / PP / PDT / PSB e PT, partido que apresentou o nome de Ismael Ferreira para reeleição a prefeito. “Há doze anos, nesta praça aqui em Queimada do Curral, aderi a Ismael e estou satisfeito e o SD está rente nesta caminhada e apresentamos o nome do empresário César Rios para vereador”, falou Araújo.
Camaçari
Em 08 municípios o SD saiu com chapa “sangue puro”, como é o caso de Camaçari, na região metropolitana, onde a legenda apresentou Francisco Gonçalves de Almeida para prefeito e Antonio Érico dos Santos Rufino, vice. Ele acredita que as eleições municipais de 2016 serão o termômetro para o partido nos próximos anos e contribuir com o fortalecimento e crescimento da legenda. “Precisamos ter bom desempenho eleitoral para podermos crescer”, afirma Luciano Araújo, que tem entre seus maiores desejos eleger-se deputado federal pelo Solidariedade.
O Solidariedade sob a liderança de Paulinho da Força Sindical foi fundado em 24 de setembro de 2013 e para participar das eleições de 2014, o partido teve apenas nove dias para filiar candidatos, mesmo assim elegeu 17 deputados federais e 24 estaduais. “Apesar de novo, o partido está consolidando bandeiras concretas em defesa dos trabalhadores e de toda a população”. afirmou o presidente.
Redação CN