O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 71 anos nesta quinta-feira (27) em um momento complicado de sua carreira política.
Réu em três processos na Operação Lava Jato, o ex-mandatário corre o risco de ir para a prisão por crimes relacionados a corrupção. No entanto, ao mesmo tempo, segundo pesquisas eleitorais, ele é o favorito para assumir pela terceira vez a Presidência do Brasil.
Amado e odiado, Lula foi saudado nas redes sociais por admiradores e políticos, que até criaram a hashtag #LulaDay no Twitter, ao mesmo tempo em que é criticado por internautas.
Apesar de não haver nenhuma comemoração pública oficial, ativistas marcaram pela internet diversas homenagens ao ex-presidente, que envolvem desde uma “festa” no Instituto Lula como a entrega de flores no apartamento do líder petista em São Bernardo do Campo.
Nessa quarta-feira (26), porém, o ex-presidente teve um motivo para comemorar: as Nações Unidas confirmaram o requerimento de seus advogados contra o juiz Sergio Moro, ao qual acusam violar os direitos humanos do ex-mandatário em vários momentos da Lava Jato.