A estudante Maria Clara (Clarinha), 13 anos, moradora do povoado de Serrote, localizado a cerca de 15 km da sede de Conceição do Coité, ganhou notoriedade nacional, ao aparecer no programa da Rede Globo Encontro com Fátima Bernardes, após matéria do Calila Notícias repercutir sobre sua iniciativa de montar uma biblioteca na comunidade, com ajuda do seu ‘’pai-avô’’, Guiofleu Pereira, para incentivar o hábito de leitura nos jovens, contrariando a realidade da atual geração, cada vez apegada às redes sociais.
Neste domingo (27), a biblioteca completou 1 ano de criação e comemorou com atividades culturais, tais como apresentações de roda de capoeira, peças de teatro e poesias, feitas por estudantes do povoado e do distrito de Salgadália. Participaram do evento, a secretária de Educação de Coité, Perpétua Sampaio, a radialista de Vilmara de Assis, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e a coordenadora de Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secult, Semidéia Santos, que entregou uma bicicleta do projeto ‘Agentes de Leitura’, a qual será usada para visitas domiciliares e empréstimos de livros. Perpétua Sampaio parabenizou a adolescente pelo incentivo à leitura e dispôs a ajudar na estrutura física e na ampliação do acervo de livros e de brinquedoteca.
Guió, como é conhecido o pai-avô de Clarinha, bastante emocionado agradeceu a todos que ajudaram e estão ajudando a biblioteca, que completa 1 ano de criação. “Quatro emissoras de televisão já vieram aqui no Serrote, para levar uma boa notícia, um bom exemplo, como esse de minha filha Clarinha…Isso é motivo de muito orgulho”, falou emocionado.
“Quando conheci Clarinha e o projeto, fiz questão de apoiar a ideia, fazendo campanha para doação de livros, no meu programa de rádio. E no dia que ela foi pra Globo, ficava me mandando fotos dos bastidores… Fiquei bastante feliz com a repercussão da iniciativa dessa coiteense, que ficou conhecida no Brasil com uma história tão bonita”, ressaltou a radialista Vilmara de Assis.
O deputado Alex da Piatã (PSD) reafirmou todo apoio à biblioteca: “Nosso mandato tem sido parceiro da Biblioteca Amigos da Leitura, viabilizando doações de livros. Levamos a Clarinha até Salvador para a Biblioteca da Uneb e para a Fundação Pedro Calmon, representada aqui hoje pela coordenadora Semidéia, que trouxe a bicicleta do projeto Agentes de Leitura. E vamos continuar apoiando, pois nos dias de hoje uma atitude como esta tem de ser amparada e valorizada. O governador Rui Costa já está ciente dessa história e vamos tentar agendar uma conversa da Clarinha com ele. É muito gratificante ver um exemplo desse ser propagado pelo Brasil”, destacou.
Cobertura da Televisão
Depois de noticiada pelo CN, a iniciativa da pequena estudante chamou a atenção da mídia estadual e nacional. Após ser entrevistada por duas emissoras e participar do programa global ‘’Encontro’’, desta vez uma equipe do programa ‘No Caminho da Felicidade’ da Multishow, emissora da GloboSat, esteve no povoado para conhecer a história de Maria Clara e da biblioteca, justamente neste domingo, durante a comemoração de fundação. A apresentadora Susanna Queiroz disse que o programa deve veicular no primeiro semestre de 2017, provavelmente em abril.
Por : Teones Araujo texto e fotos