O índice de assassinatos que vem ocorrendo em Conceição do Coité nos últimos dias, batendo recorde absoluto em relação aos anos anteriores, e a falta de identificação dos autores vem deixando a sociedade assustada. Crimes a exemplo do assassinato do empresário do ramo de material de construção Edmilson da Silva Santos Filho, conhecido por Márcio, de 45 anos, ocorrido no dia 06 de outubro e mais de três dezenas, na maioria, sem saber quem praticou, está provocando uma reação popular, principalmente nas redes sociais.
A ousadia e a sensação de impunidade estão permitindo que crimes aconteçam em ambientes movimentados. A demonstração de “tranquilidade” dos assassinos é tão visível, que por volta das 12h30 de terça-feira (13), na Avenida Senhora Santana, num local movimentado, um homem usando capacete, pilotando uma moto de dados ignorados, atirou contra Reginaldo de Oliveira, residente no povoado de Cachimbo, município de Ichu, acertando dois tiros, matando a vítima no local.
O deputado Alex da Piatã se diz estarrecido com os acontecimento e protocolou um ofício ao governador, pedindo intervenção na segurança de Conceição do Coité. “A não elucidação da grande maioria dos crimes, coloca o povo em pânico, que passa a desacreditar nas instituições públicas criminais competentes. As vidas ceifadas e a dor deixada nos familiares afrontam o Estado Democrático de Direito”, falou o Social Democrático em nota enviada ao chefe do executivo baiano.
O parlamentar, depois de protocolar um ofício na Governadoria, esteve em audiência com o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa no inicio da noite desta quarta-feira (14), para tomar conhecimento das decisões tomadas pelo governador Rui Costa, que já determinou o afastamento dos policiais que faziam parte da guarnição, na operação que resultou na morte dos jovens Victor e Henrique na noite de 07 de dezembro. Segundo o secretário, foi nomeado um capitão para coordenar as investigações, irá montar uma força tarefa para descobrir e punir os responsáveis. Também encaminhou guarnições de policiais especializados, (RONDESP) principalmente no combate o tráfico.
Ouça a reportagem em áudio com Vilmara de Assis
Reunião em Coité – Definir ações em conjunto visando combater a criminalidade no município de Conceição do Coité. Esse foi o objetivo de uma reunião do comando das Polícias Militar e Civil da região, o juiz Gerivaldo Alves Neiva e o prefeito Assis Coité, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14, no Fórum.
Fonte: Assessoria Parlamentar