O deputado Alex da Piatã (PSD), eleito semana passada, mais uma vez como Destaque Parlamentar na Assembleia Legislativa, cumpriu um extensa agenda no último fim de semana. Na sexta (2) esteve em Itiúba, no sábado (3) em Conceição do Coité e domingo (4), na cidade de Santa Bárbara.
A presença do deputado em eventos religiosos, culturais e/ou políticos, em muitas comunidades ou cidades do interior da Bahia, principalmente em reuniões para interagir, dialogar, conhecer a realidade e saber das demandas desses locais visitados, tem sido a grande marca do seu mandato, além da atuação na ALBA.
Santa Bárbara – No domingo (4), católicos de Santa Bárbara concluíram a festa da padroeira, com uma grande procissão que começou na igreja matriz, passou na Praça do Comércio, na Rua Lomanto Junior e retornou à igreja. O deputado acompanhou a procissão ao lado do vice-prefeito Edifrâncio. O bispo da Diocese de Feira de Santana, Dom Zanoni celebrou a missa pela manhã e o padre José Carlos celebrou à noite, encerrando os festejos de Santa Bárbara de 2016.
Conceição do Coité – Sábado (3), no distrito de Salgadália de Conceição do Coité, o deputado Alex da Piatã (PSD) participou do Roteiro de Inaugurações, com o prefeito Francisco de Assis, secretários, vereadores e lideranças locais. Depois de inaugurar a extensão de rede de água na comunidade do Peba e a pavimentação de Vila Cordeiro, a comitiva estacionou na sede do distrito, onde Assis inaugurou oficialmente o calçamento de dezenas de ruas, a pavimentação asfáltica do centro (viabilizada pelo mandato do deputado Alex da Piatã) e a nova praça do Comércio que receberá o nome do saudoso ex-vereador Raimundo Ferreira. Após as inaugurações, o parlamentar seguiu para Coité, onde acontece a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Itiúba – O parlamentar participou na tarde de sexta-feira (02) de uma reunião na comunidade de Mossego, no município de Itiúba, onde será implantado um projeto de tanque rede que serão instalados no açude Jacurici no valor de R$ 234 mil, resultado de um convênio firmado entre a Associação de Moradores e o governo da Bahia através da Companhia de Ação Regional (CAR). Os recursos são investidos nas compras dos tanques redes, rações e alevinos, além da consultoria para elaboração do plano de negócios.
Também estiveram na reunião associados do Sindicato dos Pescadores do município de Cansanção e na oportunidade o presidente da entidade, Ailton Bispo dos Santos, lembrou que convidou o parlamentar para conhecer a região por conhecer o mandato participativo que vem desenvolvendo e por ser um dos mais votados na eleição de 2014 nos municípios que margear o açude Jacurici, Cansanção e Itiúba.
Ailton Bispo relatou a falta de atenção do gestor de Itiúba com a região, principalmente com a segurança e não atendeu a uma reivindicação simples feito pelos moradores que foi instalação de braços de iluminação pública, obrigação do município. A frente da entidade há cinco anos, o sindicalista solicitou do deputado Alex da Piatã que intermediasse junto a Secretaria de Saúde do estado uma ambulância que ficasse a serviço da entidade, pois não há um meio de transporte público para as emergências e as sedes de Cansanção e Itiúba ficam a mais de 30 km.
Edson Laranjeira dos Santos (PRTB), eleito vereador no último pleito destacou a importância da necessidade da comunidade se manter organizada e unida na busca dos benefícios e que venham trazer uma melhor qualidade de vida. O mais votado na região na eleição de outubro, professor Laranjeira, como é conhecido o futuro vereador, que tomará posse em janeiro, reafirmou seu compromisso no sentido de lutar pela comunidade e colocar em prática os seus projetos divulgados em campanha e disse ao deputado Alex da Piatã que contará com o seu mandato.
Também eleito vereador, Paulo Vinicius (PSD), lembrou que aquele momento era a concretização dos objetivos proposto pelo grupo força jovem, que era exatamente a presença junto às comunidades discutindo e buscando meios de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nem tomamos posse e já estamos atuando. Podem acreditar que faremos isso ao longo do nosso mandato. Nossa coligação, além de mim e professor Edson, elegeram também Paulo enfermeiro, que não veio porque estava de plantão, mas estamos unidos neste objetivo. Podem acreditar, seremos diferentes”, garantiu Vinicius.
O deputado Alex da Piatã também incentivou a comunidade a continuar se organizando e o resultado será produtivo. “As demandas devem ser encaminhadas aos órgãos de governos, dentro das suas obrigações e montar uma logística de cobranças e certamente teremos bons resultados. Para isso coloco meu gabinete e nosso mandato a disposição”, garantiu.
O parlamentar também comemorou assinatura do convênio com a CAR para aquisição dos tanques-redes, ou seja, gaiolas flutuantes, de tela tipo alambrado de aço galvanizado revestida com PVC (Plástico), com estrutura fabricada em alumínio e aquisição de alevinos. “Devido à dificuldade da pesca extrativista o cultivo de peixes em tanques-rede será a opção futura e alta sustentável de levar o peixe para a mesa do consumidor”, falou o Social Democrata.
Repercussão da reunião – O engenheiro Josevaldo Alves dos Santos, um dos idealizadores do grupo Força Jovem, movimento criado em 2014 como meio de conscientização política, confessou que sente Itiúba bem representada pelo deputado Alex da Piatã, principalmente pela sua interferência em todas as áreas do município. “Afirmo isso porque estou acompanhando desde inicio do seu mandato todos os passos e o resultado deste trabalho, não apenas por Itiúba e sim pela Bahia, lhe credenciou ser escolhido mais uma vez pela imprensa baiana, um dos quatro melhores parlamentares do estado”, afirmou.
A líder comunitária, membro do conselho fiscal da Associação dos Moradores da Comunidade de Maria dos Santos, Geanica Rocha, ficou satisfeita com a presença do deputado, principalmente depois da eleição. “Se passaram dois meses da eleição e a gente vê um deputado e depois vereadores recém-eleitos em uma comunidade, parece que estamos sonhando”, (Risos), falou Geanica.
Sobre o deputado, ela disse que essa “figura” parece não existir, pois ninguém vê e “ficamos pensando que eles não existem. Na nossa comunidade nunca apareceu nem um”, falou. Maria dos Santos é considerada uma comunidade com mais demandas do que Morcego, pois não tem barragem e consequentemente o peixe, deixando o povo com mais dificuldades de sobrevivência, principalmente nos períodos de estiagem.
A presença de um parlamentar na região chamou tanto atenção das pessoas, principalmente por ser no período pós-eleitoral. A aposentada Eudira Lima Silva, 66 anos, evangélica integrante da Igreja Assembleia de Deus, conhecida por Dona Dudu, residente na comunidade Umbuzeiro Doce, falou de púbico que não havia chegado perto ou conhecer pessoalmente nenhum deputado. “Alex da Piatã foi o primeiro”, confessou dona Dudu.
A evangélica faz um trabalho social com crianças e falou do sonho em implantar um parque infantil na comunidade e fez questão de posar para uma foto ao lado do deputado Alex da Piatã.
Ascom Dep. Alex da Piatã – Fotos: Teones Araújo