Longa tradição do Parlamento baiano, o prêmio “Destaque”, dedicado aos jornalistas e deputados que tiveram atuação expressiva durante o ano legislativo, foi entregue ontem (19), em solenidade realizada no saguão Nestor Duarte. Os deputados que receberam os troféus Imprensa, versão 2016, foram Marcelo Nilo (PSL), Adolfo Viana (PSDB), Hildécio Meireles (PMDB) e Alex da Piatã (PSD).
O objetivo da premiação busca incentivar o trabalho dos deputados estaduais e a cobertura profissional pelos veículos de comunicação, inserindo-se anualmente entre as confraternizações natalinas e de encerramento do ano legislativo. Já os profissionais de comunicação que melhor cobriram as atividades do Legislativo, escolhidos em votação secreta, foram o jornalista Levi Vasconcelos, de A Tarde; que receberá o troféu Quintino de Carvalho, destinado aos profissionais com atuação na mídia impressa.
Para o troféu Armando Lobracci Neto, endereçado à mídia eletrônica (sites e blogs), o vencedor foi Tasso Franco, do site Bahiajá. E, finalmente, para os profissionais de rádio e televisão, o vencedor foi Itamar Ribeiro, da Rádio Sociedade de Feira de Santana.
A solenidade contou com a presença dos conselheiros Antônio Honorato, ex-deputado e presidente da Casa e Marcus Presídio, que ocupou diversos cargos de chefia na Assembleia Legislativa, além de familiares e correligionários dos homenageados. Os prêmios começaram a ser entregues para os profissionais de imprensa.
Levi Vasconcelos contou que a Assembleia Legislativa é o espelho da Bahia “Aqui, além de ficarmos sabendo como está a temperatura política do estado, também obtemos informações sobre os quatro cantos da Bahia. Garimpamos e lapidamos essas informações para o interesse dos nossos leitores”, afirmou Vasconcelos. Já Tasso Franco agradeceu aos parlamentares pelo prêmio e ressaltou que a multiplicação de sites e blogs informativos é a tendência do jornalismo. “Nosso site tem 10 anos de existência. É um trabalho difícil pela atualização constante. Fico grato, satisfeito e feliz pela premiação”, disse Tasso Franco.
Itamar Ribeiro afirmou que compartilha o prêmio com seus companheiros de produção da Rádio Sociedade de Feira de Santaque através da radiodifusão “levamos a voz e também a tradução do que se passa no parlamento baiano”, afirmou.
Em seguida a premiação dos profissionais de imprensa, foram entregues os troféus para os parlamentares que se destacaram em 2016. O presidente Marcelo Nilo, que recebeu a premiação pela 12ª vez consecutiva, elogiou a atuação dos outros deputados premiados durante 2016 e ressaltou que, apesar das dificuldades econômicas, a Assembleia Legislativa teve um ano tranquilo. “Aprovamos projetos de parlamentares, acatamos emendas para projetos do Executivo e votamos o orçamento quinze dias antes do prazo final. O que predominou na Casa foi a negociação política”, afirmou o presidente.
Adolfo Viana (PSDB) declarou que a premiação era um momento de muita alegria e que o fazia lembrar do período de campanha, quando pedia votos aos eleitores prometendo retribuir após eleito. “Hoje, recebendo esse prêmio, uma parte de mim diz que o trabalho está sendo realizado. Compartilho essa alegria com meus eleitores, equipe de trabalho, amigos e família”, afirmou o parlamentar tucano.
O deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), que está no seu primeiro mandato e recebeu pela segunda vez consecutiva o prêmio, disse que a homenagem traz responsabilidades. “Precisamos trazer o melhor resultado possível para a população, principalmente os deputados de oposição que fiscalizam o Poder Executivo com olhar crítico”, disse Meireles.
Já o deputado Alex da Piatã (PSD), agradeceu a Deus pelo momento que está vivendo e reiterou que o com o prêmio aumenta a responsabilidade de retribuir como parlamentar. “É fruto do meu trabalho que dedico a todos os meus eleitores, equipe de trabalho e servidores da Casa. Desejo um ano novo de prosperidade e sucesso”.
Fonte: ASCOM ALBA