A prefeita Benvinda de Oliveira Silva (PSD), encerrou seus oito anos a frente do município de Gavião, localizado no Território do Jacuípe, entregando uma escola do projeto Espaço Educativo Rural e Urbano com quatro salas de aula modelo FNDE, construída em um pavimento na comunidade de Canela D’Ema, distante 06 km da sede, onde foram investidos R$ 980 mil, uma quadra poliesportiva coberta construída em uma área total de 1.150 m² que permite a prática de modalidades como futsal, vôlei e handebol, com investimento R$ 410 mil através de convênio firmado entre a Prefeitura e Ministério do Esporte, além de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) compatível tanto com a pró-atividade da equipe de saúde da Família em seu trabalho na comunidade quanto com o imperativo de acolher as demandas espontâneas, dando respostas às necessidades de saúde da população de sua área de abrangência e garantindo a continuidade dos cuidados na comunidade e nos domicílios, quando necessário.
O ato para simbolizar entrega destas obras aconteceu na noite de sexta-feira (30), no interior da quadra poliesportiva que recebeu o nome do corredor das tradicionais maratonas de março, Lucinho Inácio da Silva. Ao falar sobre a quadra poliesportiva, o secretário de administração, Laurindo Nazário, pediu para população zelar aquele patrimônio que irá permitir a prática de modalidades esportivas e até atividades culturais e festivas da comunidade.
O evento reuniu vereadores da ativa, reeleitos e futuros parlamentares, secretários, membros do governo, pessoas da sociedade e desportistas, além da presença do prefeito e vice que tomarão posse neste domingo (1º), Raul Soares Moura Júnior (Raulzinho – PSD), Lucivando Lima (Vando – PR) além da presença do deputado estadual Roberto Carlos (PDT).
Quanto à escola construída na comunidade de Canela D’Ema, foi muito importante para diminuir a turmas multisseriadas, pois criou um núcleo formado pelas comunidades de Cantinho, Pedra Vermelha, Lagoa da Bacia, Caldeirão e Alagoinhas, atendendo hoje 90 alunos. Nazário falou ao CN que é um desafio acabar com o multisseriado e está deixando para a próxima gestão um projeto para construção de outra escola neste mesmo nível na comunidade do Vieira, terminado assim com as turmas de multisseridas. “Avançamos muito nesta área, pois ao assumirmos o governo em 2009, todas as turmas de alunos na zona rural eram multsseriada e desta forma a educação não ia bem”, lembrou Nazário
A escola receberá o nome da Professora Ana Paula Firme Rodrigues, que faleceu no inicio de agosto de 2016, vitima de acidente de veiculo quando retornava da festa de São Pedro.
Sobre a USB, foi construído na Praça Iolando da Silva Moura e irá funcionar em janeiro. Falando da importância, Laurindo disse que vai melhorar o atendimento em relação único PSF existente na sede, pois, vai dividir o atendimento. O secretário concluiu seu pronunciamento citando uma série de obras que estão andamento, outras licitadas e serão iniciadas na próxima gestão. “Não fizemos tudo que a população necessitava, mas aquilo que estava ao nosso alcance foi possível fazer”, concluiu o líder politico, Laurindo Nazário.
A prefeita Benvinda Oliveira (PSD), falou ao CN que deixa o governo com a consciência tranquila da missão cumprida e agradeceu ao apoio recebido de toda comunidade, em especial a família e seu esposo Laurindo Nazário, por ter ajudado neste trabalho e quem chega hoje na cidade de Gavião percebe que esta bem diferente em relação há oito anos.
Raulzinho parabenizou a prefeita Benvinda Oliveira e toda sua equipe e garantiu que todos os projetos serão continuados no mesmo ritmo e o grupo vai continuar com a mesma união, “melhorando cada vez mais a vida do povo”, falou o Social Democrata.
Rauzinho reconheceu de publico a força politica de Laurindo Nazário e seu poder de articulação, inclusive se destacando no território do Jacuípe.
Adelson Soares Moura, 40 anos, natural de Gavião, mas segundo ele o município não oferecia condições de morar com os gestores que já passaram e no ano 2000 foi aventurar a vida em São Paulo onde ficou 15 anos sem retornar a terra natal. Segundo ele tomou conhecimento dos avanços do município a partir da gestão de Benvinda e teve vontade de voltar para o convívio dos familiares e hoje tem orgulho de dizer que é gavionense.” Laurindo, Benvinda e todo grupo mudou a realidade de Gavião, os outros gestores colocava a cidade como se fosse uma casa, onde a frente ficava para posição do rio e o fundo para a BR, era bom, mas ficou melhor quando a nova gestão colocou a frente para rodovia que é de grande movimento e gera emprego e renda. Hoje a gente pode dizer que tem geração de emprego na cidade com essa barraquinhas na beira da pista, que era uma promessa do outro candidato caso ganhasse a eleição tiraria todas e chama de favela”, afirma Adelson.
A qualidade e importância das obras realizadas em Gavião chamou atenção do deputado estadual Roberto Carlos. Segundo o parlamentar, Raulzinho terá condição de fazer mais e melhor, pois o município está totalmente em dias com suas obrigações junto aos governos federal e estadual. Em se tratando de um município localizado no semiárido, o deputado recebeu um documento solicitando sua interferência junto ao governo para que seja universalizada a construção de cisternas na zona rural.
Roberto Carlos, Raulzinho e Laurindo Nazário, ao final do evento falaram também para equipe do Calila New, ouça na reportagem com Vilmara de Assis.
Tocador de áudio
Realizações importantes do Governo Essa Terra é Nossa.
29.000 mt² = de Pavimentação concluído
6000 mt² = + pavimentação, obra em andamento
3.500 = mt de Rede de esgoto
06 = Construção de seis passagens molhadas na zona rural
04 = Construção do canal de rede de esgotos do antigo tanque velho
70 = Casas populares beneficiando 70 famílias
01 = Posto de Saúde na Avenida Lomanto Junior – PSF Zona Rural
01 = UBS para atendimento da Sede
01 = Uma Escola Infantil tipo C modelo FNDE + outra
02 = Duas Escolas modelo padrão FNDE
02 = Dois Ginásios de Esportes (veja como foi a inauguração do primeiro)
02 = Quadras em construção na zona rural
01 = Muro do estádio, obra em construção
180 = Construção de 180 banheiros residenciais em parceria com a Funasa
- Reforma e ampliação do Posto de Saúde Idelfonso Jose de Souza
- Reforma e ampliação do Prédio da Secretaria de Assistência Social
- Reforma e ampliação do Prédio cedido a Policia Militar
- Reforma do Parque de Vaquejada.
- Cobertura da Feira livre de frutas e verduras (presença do governador)
Construção com recursos próprios dos Prédios;
- Sede da Secretaria de Educação,
- Sede da Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura
- Prédio da Prefeitura
- Construção do Centro de Comercialização de animais
Aquisição de:
02= Carros Pipa
01 = Caminhão Compactador
03 = Maquinas para terraplanagem
01 = Caçamba
04 = Ônibus escolares
06 = Veículos leves para atender a população
01 = Ranger pro Gabinete
01 = F4000
01 = Corsa
01 = C20
Agricultura e meio ambiente
– Compra de milho pela CONAB, preço do saco, metade do preço de mercado (anos 2013 e 2014)
– Instalação de poços artesianos nas comunidades de Alagoinha, Várzea do Laço, Cajá, Facheiro, Ichu, Terra Vermelha, dentre outras. FONTE DE INSTALAÇÃO GOVERNO DO ESTADO E DNOCS
– Liberação em créditos rurais junto ao Banco do Nordeste e Banco do Brasil, mais de 7 milhões de reais, programas como Agro Amigo, Pronaf, Mais Alimentos, Estiagem, Semiárido e Cred Amigo.
– Emissão de DAP através da EDBA, Bahiater, documento que dá acesso a créditos e politicas públicas
– Criação dos Conselhos de Meio Ambiente e da Agricultura
-Implantação do bolsa estiagem, programa emergencial de combate a seca em parceira com a sec de Assistência Social do município e com recurso do governo federal
-Agente participativo na Criação da comissão municipal de defesa civil, comissão que avalia e auxilia na operação carro pipa do governo federal , que leva água potável para produtores da zona rural.
– Coordenação do programa Garantia Safra, programa que cobre o seguro em casos de perdas na lavoura de milho e feijão. Mais de 400 famílias estão escritas e vem recebendo o seguro desde 2009. Ano da implantação. Parceiros do programa; produtor, prefeitura municipal, governo do estado e governo federal.
– Supervisão no trabalho de limpeza de aguadas comunitárias do município, através da prefeitura municipal.
Parceria e apoio com o Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Bahiater, na criação e desenvolvimento de programas de atendimento aos produtores.
Parceria e apoio as Associações Comunitárias rurais, Unicafs e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gavião no desenvolvimento rural e assistência técnica de famílias Gavionenses.
Observação; Água canalizada nas comunidades e inúmeras energias na zona rural, ainda precisa de levantamento, foi via munícipio.
-Realização da primeira feira de animais, no novo centro de comercialização de animais.
-Recuperação e manutenção das estradas vicinais
-Construção de vários mata-burro