O Partido Social Democrata (PSD) da Bahia, realizou na manha desta segunda-feira (12), um encontro estadual no auditório da UPB, no Centro Administrativo da Bahia, onde reuniu os futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos em 02 de outubro, além daqueles que disputaram o pleito, mas não obtiveram êxito.
O presidente estadual da legenda, senador Otto Alencar agradeceu a todos que se empenharam pelo crescimento do partido no estado e segundo ele o resultado foi muito satisfatório, já que o PSD elegeu 83 prefeitos e 595 vereadores. A força feminina também mostrou sua força, foram eleitas 14 prefeitas, 09 vice-prefeitas e 74 vereadoras entre as mais de 800 mulheres que disputaram cargos eletivos pelo PSD no Estado.
Aplaudido de pé, Otto começou se pronunciamento destacando a presença da mulher na política e lembrou que, além de ter sido o partido que mais elegeu prefeitos no estado, também liderou no resultado eleitoral com a vitória de 14 prefeitas e algumas delas, a exemplo de Quitéria de Júnior, de Santaluz, que estará exercendo pela primeira vez em seu município a função de chefe do executivo. Amigo pessoal do esposo de Quitéria, Joselito Júnior, mais conhecido por Júnior do Max, Otto brincou dizendo que Quitéria estava sentada na frente e o primeiro “Damo”, que por duas vezes administrou Santaluz, estava sentado na última fila de cadeiras.
Otto Alencar afirmou que continuará dando todo apoio, não apenas aos que ganharam a eleição, mas aqueles que não conseguiram se eleger, pois faz parte do processo democrático. “De janeiro em diante estaremos com aquele plantão das 08h ás 20h na sede do PSD, aqui em Salvador e as quartas-feiras pela manhã, no meu gabinete, em Brasília”, falou Alencar. “Nosso tratamento será o mesmo e nossa eterna gratidão a todos”.
O senador Otto Alencar garantiu também que marchará com o ex-governador e atual coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), Jaques Wagner, para qualquer cargo que disputar em 2018 e confessou seu reconhecimento e sua gratidão ao ex-chefe do executivo baiano. Otto falou que fez o convite a Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e do PSL e o vice-governador João Leão, presidente do PP, também convidado, mas não compareceram.
Ao saudar as deputadas Ângela Souza e Ivana Bastos, além de Ângelo Coronel, Carlos Ubaldino, Adolfo Menezes, Robério Oliveira, Rogério Andrade este último eleito prefeito de Santo Antonio de Jesus, Otto fez referencia ao deputado estadual Alex da Piatã, por ter migrado para o partido e destacou a importância deste ato e a confiança pela escolha do PSD.
No encontro também foi apresentado Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, como pré-candidato à presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), segundo Alencar, a disposição de suceder Maria Quitéria na entidade é resultado de articulação política com lideranças de diferentes pontos do estado, pois, prefeitos das regiões sisaleira, oeste e sul do estado já declararam apoio a Ribeiro.
O ex-governador e atual coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), Jaques Wagner, foi o penúltimo a falar e aproveitou a oportunidade para informar que será candidato a senador em 2018 e destacou a trajetória da vida política de Otto e sua lealdade com o projeto que vem dando certo da Bahia. Wagner lembrou a luta para fundar a legenda na Bahia, hoje é o maior dentre os estados, “e tenho alegria em ter ajudado na sua organização”, comemorou.
O governador Rui Costa repassou apenas noticias boas durante o encontro que o senador Otto chegou a brincar com o chefe do executivo que estava vivendo o “dia do alivio ou anunciando um pacote de bondades”. Começou informando que esteve em Brasília e participou de uma reunião com todos os governadores e com o presidente da republica Michel Temer tratando sobre as multas pagas pelos contribuintes que regularizaram a situação deles junto à Receita por manter recursos e bens no exterior sem declará-los, a chamada repatriação e garantiu que os municípios vão receber valores correspondentes a multas de 100% no próximo dia 20.
Para aumentar a felicidade dos prefeitos que estão no exercício, Rui Costa garantiu liberar até o dia 30 todas as parcelas dos convênios firmados entre município e estado que estão em aberto. “Vamos também liberar os recursos estamos em débitos”, garantiu.
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis
Redação CN