Birtinga e Monte Santo, municípios localizados no território do sisal, foram os primeiros a empossarem seus vereadores, prefeitos e vices para o mandato 2017/2020, na Bahia. O funcionário público Celso Queiroz (PDT),foi empossado prefeito de Biritinga e Laércio Brito (PDT) vice.Celso de 2013 a 2016 foi vice.A posse aconteceu 0h de domingo (1º)
Ao assumir o governo, Celso deixou o recado que 2017, diante da crise política e econômica, será necessário tomar medidas impopulares, mas necessárias para organizar melhor a estrutura administrativa e garantir que todos exerçam suas funções, podendo inclusive efetuar mudanças no secretariado, mesmo se tratando de um governo de continuidade.
No poder legislativo, o prefeito deverá contar com uma aliada forte neste primeiro biênio, Margarida Santos Queiróz, sua esposa, eleita presidente da câmara de vereadores.
Monte Santo
Em Monte Santo, no mesmo horário, o ex-deputado Edivan Fernandes de Almeida (PSD – Vando), tomou posse como prefeito e demonstrou em seu pronunciamento disposição para resolver “os problemas deixados pelo ex-prefeito Jorge Andrade (PSD)”, que segundo ele, após perder a eleição deixou de prestar alguns serviços básicos, a exemplo da coleta regular de lixo domiciliar. O empresário Sidnei Ferreira (PDT), conhecido como Sidnei do Hiper Real, foi empossado vice-prefeito.
Mesmo com ausência dos vereadores reeleitos Gilson Pinto (PR) e Ernesto Santana (SD), aconteceu à eleição para escolha da mesa diretora da Câmara para o biênio 2017/2018, sendo eleito Gilmar Ferreira Passos (PSC – Goré) presidente, Cléber de Andrade Marques (PSD – Cléber do Rege), vice-presidente, Rodinei Tolentino da Silva (PDT – Rodnei do Elizeu), primeiro secretário. O ato aconteceu na Praça Monsenhor Berenguer.
Redação CN