Começou às 09h e prossegue até ás 17h de hoje (25), a eleição da nova mesa diretora da União dos Municípios da Bahia – UPB, no Centro Administrativo da Bahia – CAB. A chapa 1 encabeçada pelo prefeito de Euclides da Cunha Luciano Pinheiro (PDT) e a chapa 2 pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa Eures Ribeiro (PSD) concorrem a presidência da entidade para o biênio 2017-2018.
Para muitos a eleição decidida pelos prefeitos da grande maioria dos municípios do estado, acaba sendo uma prévia para as eleições municipais de 2018, e isto pode está sendo visto durante a votação. No momento da chegada de ACM Neto prefeito de Salvador e pelo que se comenta, futuro candidato a governador da Bahia pela oposição com direito a voto, ele chegou por volta das 10h e dezenas de simpatizantes e deputados entoavam o coro ” ACM voltou” e ao seu lado o candidato Luciano Pinheiro concorrente da cadeira mais importante da UPB. ACM Neto votou e em seguida colou no peito a praguinha do seu candidato.
O candidato Eures Ribeiro é tido como o preferido da base governista, a começar pelo senador Otto Alencar presidente estadual do seu partido, Marcelo Nilo presidente da ALBA e dezenas de deputados. Segundo informações tem o apoio do governador Rui Costa, mas não tem nenhuma declaração em público desse apoio do governador.
O Calila Noticas ouviu dos prefeitos, que votaram em chapas diferentes, Jai de Barrocas (PMDB) fez questão de votar com a praguinha do candidato Luciano Pinheiro, segundo ele, votou atendendo a orientação do partido, de ACM Neto, os deputados por ele apoiados, ” nada contra a chapa 2, apenas acompanhando a orientação do meu partido”, afirmou.
Jai disse que vê uma eleição indefinida, embora Eures tenha iniciado uma campanha muito mais cedo, estando recebendo o apoio de Maria Quitéria atual presidente, ele acredita que na apuração vai haver muita tensão em ambos os lados.
O prefeito de Nordestina Erivaldo Carvalho, assim como Jai de Barrocas está no primeiro mandato, ele votou abertamente em Eures Ribeiro, por acreditar no projeto do prefeito de Bom Jesus da Lapa. Doutor Erivaldo como é conhecido o prefeito de Nordestina disse que ninguém se elege sozinho e precisa de parcerias, ” Então foi um fator importante, atendi ao pedido do presidente do meu partido deputado Marcelo Nilo” disse o gestor que foi eleito pelo PSL.
Redação CN