“Estou emocionado de estar aqui nesta cidade de Poções, onde Tonhe Gordo deu início começou tudo isso. Viva o municipalismo”.
Foi com uma homenagem ao ex-prefeito de Poções e ex-presidente da UPB – morto durante o mandato em um acidente automobilístico – que o candidato à presidência da entidade, Eures Ribeiro saudou os 14 prefeitos do Sudoeste que reuniram-se na tarde desta sexta-feira. Entre os presentes estava justamente Léo de Tonhe Gordo, que elegeu-se prefeito de Poções em outubro e assumiu nesta sexta a presidência da AMIRS (Associação dos Municípios da Micro-Região do Sudoeste).
Léo segue a trajetória do pai, Antonio Edvaldo Macedo Mascarenhas, o Tonhe Gordo, falecido no dia 17 de agosto de 2001 em acidente de carro ocorrido na BR-116, quando estava no auge de sua carreira política. Além de prefeito de Poções por três mandatos, presidente da AMIRS e presidente da UPB, Tonhe ocupou a vice-presidência Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e até hoje é reconhecido como um dos baluartes do municipalismo e de associativismo forte na Bahia e no Brasil.
Eures entende que o bordão de sua candidatura “municipalismo forte” é mais um aspecto que vincula a sua campanha aos ideias defendidos por Tonhe Gordo, razão pela qual entendeu como “carregada de simbolismo” a sua presença em Poções na reta final da campanha. As eleições para a UPB estão marcadas para a próxima quarta-feira, dia 25.
Além da eleição de Léo de Tonhe Gordo à presidência da AMIRS, o encontro desta sexta-feira no Sudoeste marcou ainda a eleição de Márcio Ferraz, prefeito de Tremedal, como novo presidente da AMVAGRA (Associação das Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião).
Estiveram presentes os prefeitos Dr. Marival (PMDB) (Nova Canaã), Edcarlos (PT) (Maetinga), Flávio (PTB) (Piripá), Dr. Lei (PMDB) (Encruzilhada), Dico (PP) (Planalto), Adonias (DEM) (Boa Nova), Gazzo (PSD) (Bom Jesus da Serra), Paulo de Reis (PCdoB) (Caetanos), Adiodato (PSDB) (Barra do Choça), Quinho (PSD) (Belo Campo), (PRP) Lôra (Cândido Sales) e Cássia (PDT) (Mortugaba).
Segundo a assessoria, Eures seguiu viagem para outro encontro com prefeitos em Teixeira de Freitas, no extremo Sul.