A população de Santa Terezinha, município localizado no Recôncavo Baiano, se mobilizou no sentido de conter o incêndio iniciado na tarde de quinta-feira (05), na vegetação seca da Serra do Voo livre, principal ponto turístico onde reúne semanalmente dezenas de adeptos do esporte do Voo livre, motivo do nome da Serra. Carros pipa foram deslocados até o local e o corpo de Bombeiros de Santo Antonio de Jesus também esteve, mas não conseguiram combater o incêndio.
Segundo o vice-prefeito Alex Sandro Santana de Oliveira (SD), conhecido por Lenga, a baixa umidade do ar, aliada às altas temperaturas e falta de chuva contribuem para o aumento da quantidade de incêndios florestais e o Corpo de Bombeiros tem alertado para cuidados nesta época do ano, a fim de evitar que o fogo se alastre e atinja extensas áreas. Lenga falou ao CN que Santa Terezinha sempre foi considerada a capital do Voo Livre na região e todos têm orgulho disso e preocupação com Serra.
Por intermédio de Ramon, um advogado militante na região, chegou ao gabinete do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), um pedido para que interfira junto ao governo do estado o deslocamento de um grupamento aéreo que possa ajudar no combate as chamas.