A torcida do Bahia vai conhecer o elenco tricolor para o início da temporada pela TV. O primeiro contato com parte dos contratados do clube para 2017 será amanhã, às 21h, quando o Esquadrão encara o Wolfsburg pelo torneio Challenge da Florida Cup, em Bay Lake, próximo a Orlando, nos EUA. Esporte Interativo e Band transmitem a partida.
Dos anunciados pelo Bahia, apenas o lateral Wellington Silva ficou em Salvador. Os laterais-esquerdos Armero e Matheus Reis, o volante Edson, o meia Zé Rafael e os atacantes Gustavo e Diego Rosa farão suas primeiras partidas com a camisa tricolor.
O torneio amistoso prevê substituições ilimitadas. Assim, é provável que o Bahia use todos os 26 jogadores que viajaram, já que a pré-temporada começou no dia 2 e os atletas ainda não estão em suas melhores condições físicas.
“A gente fechou com o Guto (Ferreira, técnico) de não jogar mais que 45 minutos”, afirmou o preparador físico Valdir Júnior, o Juninho. “Logicamente, nós vamos ter dificuldades, porque muitos dos nossos jogadores vão entrar em campo tendo treinado cinco dias”, diz o treinador. Depois do Wolfsburg, o Bahia pega o Estudiantes de la Plata, domingo, às 18h45, em Orlando.
Rivais
Se Guto tinha receio de levar goleada, pelo curto tempo de preparação, o medo deve ter diminuído ao saber que o Wolfsburg levou sua equipe B para a Florida Cup. Os principais atletas do clube alemão, como o brasileiro Luiz Gustavo, o alemão Mario Gomez e o polonês Blaszczykowski, entre outros, estão em intertemporada na Espanha.
Assim, a equipe que está na Flórida e venceu o Tampa Bay Rowdies no último domingo por 2×0 é basicamente composta por jogadores sub-21. As exceções são o centroavante Marcel Reichwein, 30, e o volante Marcel Stutter, 28. O Wolfsburg II é o 8º colocado na Regionalliga Nord, uma das ligas regionais da 4ª divisão do Campeonato Alemão. Além de Reichwein, os principais atletas do time são Conde, Badu e Stolze (todos com passagem por seleções de base da Alemanha), Gaines (EUA sub-19) e Herrmann, que marcou os dois gols da partida contra o Tampa Bay.
Já o Estudiantes de la Plata conta com seu elenco principal, inclusive o presidente Juan Sebastian Verón, que deixou a aposentadoria para ajudar a equipe na disputa da Copa Libertadores deste ano. O León é o 4º no Argentino. Na estreia, o Estudiantes empatou com o Bayer Leverkusen (que levou seus principais atletas) por 1×1. Nos pênaltis, melhor para os alemães, 5×3. Contra o Bahia, o time não terá o volante Braña, expulso contra o Leverkusen. Os principais jogadores são o atacante Viatri, o meia Auzque e o goleiro Andújar. O volante Ascacíbar, 19 anos, é tido como grande promessa.
Observação
Os jogadores tricolores ainda terão um combustível extra na Flórida. Auxiliares de Tite na Seleção Brasileira, Cleber Xavier e Matheus Bachi acompanharão os treinos do Esquadrão, assim como dos outros quatro times brasileiros na competição: Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e Vasco. Dia 19, Tite convoca a Seleção apenas com atletas que atuam no Brasil para o amistoso contra a Colômbia, dia 25, no Rio, com renda revertida para a Chapecoense.
Correio