O momento em todo o Mundo é o suspense de crise econômica, de sociedade, de violência, de total descrença em dias melhores na face da Terra, e por isso é fundamental reforçar a energia positiva que foi nos dada por nosso Criador. Deus em sua sabedoria espirrou em sua criação, nós humanos, a linha de pensamento, o link, o canal de ligação chamada FÉ.
Entretanto, a fé não age, somente, no campo da crença. Essa concepção é reducionista focada em um dogma religioso. Veja a própria definição de fé na Bíblia diz – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”, Hb. 11:1, porém, o “objeto” poderá ser Deus, mas, também, poderá ser um pensamento, uma ideia. Melhor explicando, fé não está, somente, ligada para definir minha crença em acreditar na existência de Deus; fé vai além da minha relação entre eu e Deus. Fé está ligada a minha vida a cada momento que tomo uma decisão, fé é sinônimo, nesse caso, de acreditar, ter certeza que vai dá certo, portanto: fé e obra é sucesso. Seria o mesmo dizer, – “fé e ação é sucesso”.
Sendo assim, se nós nos acomodarmos, acreditando no pensamento pessimista, em que dias melhores não virão, estamos desprezando o presente de tentar melhorar, isso não se trata de ingenuidade, não por que somos maduros suficiente para identificar o que é certo, o que é errado. Pois, o que é certo nos faz bem quando praticado individualmente ou coletivamente; e também, sabemos, que o quê é errado nos poderá fazer mau seja na ação individual ou coletiva.
Diante da crise, que vai passar, pois a essência de uma crise é encontrar a solução a cura da enfermidade ou nos arrebatar da vida terrena, porém, não importa o que a crise vem nos propor, porque o mais importante é a nossa reação diante da crise, os nossos comportamentos devem ser mudados, questionados nossos valores, bem como, se percebe que a crise nos beneficia em algo, ou em alguma coisa. Portanto, ter fé para nós brasileiros é mais que uma obrigação, e jamais deixar de lutar, questionar, planejar em quem devemos nos unir, dialogar e compartilhar nossos anseios. Haja vista que a nossa fé só surtirá efeito positivo quando estiver movida por alguma de nossas atitudes, ações, – o quê fazer está acima do por que não fazer. Não desista, se atualize, descubra as novas oportunidades que a crise nos proporciona através da fé.
Por fim, me disseram que ser um Filósofo não teria campo de trabalho, porém, isso foi me dito alguns anos atraz; hoje o que vejo é cada dia mais Empresas, Instituições, Escolas e Faculdades percebendo que sem Filosofia, sem a arte de pensar não conseguiremos superar as crises em seus diversas áreas. Porém, não se trata de uma Filosofia fundamentada, somente, na razão, – no pensamento da lógica; mas, também na força invisível da fé, por que, aqui fé é acreditar que a nossa lógica é a melhor a ser seguida.
Professor Ângelo Almeida, Escritor, Teólogo e Psicanalista