Pelo menos em dois municípios do território do sisal (Ichu e Biritinga), e Nova Fátima, ( território do Jacuípe) , a presidência da Câmara e o Poder Executivo, teoricamente não terão dificuldades de relacionamento, pois, as lideranças são da mesma família e, no caso de Ichu e Biritinga, mesmo grupo politico.
Margarida Santos de Queiroz (PDT), foi escolhida por nove, dos onze colegas, presidente da Câmara de Biritinga. Ela é esposa de Antonio Celso Avelino de Queiroz (PDT), conhecido por Celso da Sucam que assumiu o comando do Executivo, no mesmo município.
Ichu
Em Ichu, o vereador Adalberto Santiago Almeida (PCdoB), mais conhecido por Beto Santiago, voltou a presidir o poder legislativo vencendo a chapa da oposição encabeçada por Edivaldo Apolônio da Silva (PROS). Beto é irmão do prefeito Carlos Santiago (PHS), em 2012 ele era presidente da Câmara, quando Santiago foi cassado sob acusação de compra de voto e Beto assumiu de forma interina a Prefeitura até a realização da nova eleição pela Câmara.
Nova Fátima
Em Nova Fátima, o vereador Josenaldo de Oliveira Porto (DEM), ficou na última posição entre os eleitos, mas no domingo (1º), foi eleito presidente da Câmara. Josenaldo Porto é irmão do vice-prefeito reempossado Assis Porto.
Retirolândia
Em Retirolândia, no território do sisal, o ex-prefeito André Martins (DEM), não compareceu ao ato de posse para passagem simbólica da chave da Prefeitura para Alivanaldo Martins dos Santos (PSC – Vonte do Merim). Para que o ato acontecesse, a chave foi passada pelo ex-vice-prefeito Arlânio Martins dos Santos (PSC – Prof. Arlânio), que é primo do prefeito Vonte.
Prof. Arlânio foi eleito em 2012 na chapa encabeçada por André Martins e no inicio de 2015 rompeu e articulou uma ampla frente com partidos e lideranças que faziam oposição a gestão municipal.
Redação CN