Novos padres assumiram as paróquias de Ichu e Santa Bárbara neste fim de semana. Apesar de próximos, o municípios pertencem a Dioceses diferentes.
Na noite de sábado (11), o padre Gildevan Oliveira, mais conhecido como padre Gil, assumiu a paróquia de Coração de Jesus localizada na cidade de Ichu, situada no território do sisal. É a primeira paróquia que o padre assume como administrador paroquial (pároco).
A primeira missa do padre Gil foi celebrada em Teofilândia, município do qual ele é natural. A paróquia é considerada de pequeno porte, possui apenas 16 comunidades de base, porém o padre assumiu com a expectativa de realizar um bom trabalho, principalmente em atender ao desejo do bispo da Diocese Dom Ottorino Assolari.
Celebrada por Dom Ottorino Assolari, bispo da Diocese de Serrinha, a missa solene que marcou a chegada de padre Gildevan na Paróquia de Ichu, teve a participação dos padres Elias (agora em Santaluz), Everaldo (Coité), Oldack Filho (Euclides da Cunha) e Evandro (Reitor do Seminário).
Santa Bárbara
Neste domingo (12) pela manhã, dois padres assumiram a paróquia de Santa Bárbara, pertencente a diocese de Feira de Santana. O padre José Jairo que estava em São Sebastião, Diocese de Camaçari, foi transferido para atuar como vigário em Santa Bárbara e João Carlos Rodrigues Falcão, que estava há dois anos em Candeal, pertencente a diocese de Feira de Santana.
O padre João Carlos está substituindo o padre José Carlos, que foi transferido para a paróquia São José Operário no bairro Feira V em Feira de Santana. José estava há três anos a frente da paróquia de Santa Bárbara, que possui 75 anos e possui 55 comunidades de eclesiásticas de base.
As comunidades católicas de Candeal e de São Sebastião, estiveram na igreja de Santa Bárbara, onde fizeram agradecimentos e renderam homenagens aos padres, durante a missa solene.
Com esses dois padres que assumiram a paróquia, serão acopladas mais 16 comunidades que antes pertencia ao município de Feira de Santana. A missa de posse foi realizada às 9h, deste domingo (12), e terminou por volta do meio dia.
Católico assíduo, o deputado Alex da Piatã, esteve em Ichu, na noite de sábado (11) com sua esposa Val, e também participou da missa de posse dos novos padres de Santa Bárbara, na manhã de domingo (12).
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis
Redação CN – Fotos: Teones Araújo