Os assaltos que assustaram moradores das cidades de Nordestina, na região sisaleira, e em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, foram assunto de uma reportagem no programa Fantástico, da Globo. A matéria mostrou o drama de moradores de Nordestina, que no dia 8 de janeiro se assustaram com um roubo de diamantes na mineradora Lipari, a maior da América do Sul em produção de diamantes.
A ação foi feita por mais de 20 homens encapuzados, que estavam a bordo de três caminhonetes. Armados com fuzis, a quadrilha fez reféns e obrigou funcionários da mineradora a carregar o cofre. A empresa, de propriedade belga, até agora não divulgou os valores da carga roubada, que equivalia a duas semanas de extração de diamantes.
Ainda na reportagem, foi mostrado o roubo de uma mineradora, de um grupo canadense, em Jacobina. Na ação, ocorrida em 17 de outubro do ano passado, um vigilante morreu. O grupo, formado por cerca de 15 homens, chegou atirando na empresa. Eles chegaram a levar três sacos de ouro. Na fuga, o grupo queimou quatro veículos.
Bahia Notícias