O prefeito de Retirolândia, Alivanaldo Martins (PSC) conhecido popularmente por Vonte do Merin, reuniu toda equipe de governo e vereadores na Praça da Zebrinha, na noite de terça-feira, 11, e convidou a população para o evento denominado “Encontro com o Prefeito”, que teve como principal objetivo apresentar o balanço de 100 dias de sua administração.
O evento foi realizado em área aberta onde após a formação da mesa, foi exibido um vídeo retratando o abandono da máquina pública, a situação precária encontrada pelo novo gestor nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras (Veja o vídeo abaixo).
Vonte comentou a dificuldade que tem enfrentado para realizar os ajustes necessários desde que assumiu em 1º de janeiro e disse que mesmo assim está satisfeito pelo que sua equipe tem produzido. Disse também que pretende fazer esse tipo de evento sempre, para mostrar o trabalho que vem sendo realizado e buscar sugestões, pois, segundo ele, é muito importante ouvir o povo, “sabemos que não podemos fazer tudo, mas o que tiver ao nosso alcance, nós vamos tentar resolver”, garantiu.
O prefeito disse que a principal dificuldade e que ele sente muito não poder ajudar a todos é com relação a emprego, principalmente neste período de longa estiagem, tendo o sisal como principal fonte de renda praticamente seco e sem condições de rodar os motores, “teve uma chuvinha, melhorou um pouco, mas ainda não foi suficiente, temos distribuído cestas básicas para amenizar os problemas e vamos continuar trabalhando de forma honesta e transparente e em breve teremos uma Retirolândia muito mais feliz”, falou otimista.
O vice-prefeito Noé Silvestre Carneiro (PCdoB) ainda muito abalado pela perda recente do filho Daniel, vítima de acidente esteve presente no ato, mas não ficou até o final, mesmo assim deixou seu recado que está firme ao lado de Vonte e toda equipe para que Retirolândia possa ter dias melhores.
Foi franqueada a palavra para o diretor de esportes Marinaldo Alves Maciel (Macarrão), ele afirmou que em cem dias é pouco pra mostrar muita coisa, mas que na medida do possível tem realizado algumas atividades.
Citou que o prefeito Vonte tem apoiado o esporte na zona rural, inclusive já entregou premiação em Floresta e Laje de Fora, atualmente está apoiando competições em Giboia e Mandápolis. “E está fazendo o melhor campeonato de futsal do interior da Bahia, com jogadores a nível nacional, temos campeão mundial pela seleção brasileira, estamos dando cem por cento da renda para as equipes, antes era quarenta por cento para manter a competição e sessenta para dividir entre as equipes”, lembrou Macarrão.
O diretor de esportes enalteceu a administração quando disse que encontrou uma escolinha de futebol mantida pela prefeitura e que vai continuar apoiando, entretanto lançará o Projeto Escolinha, onde serão criadas outras dez.
Nayara Silva, secretária de Assistência Social, afirmou que não é fácil gerir uma pasta como a dela, porém desafia qualquer pessoa dizer que procurou o setor e saiu de lá sem resolver a demanda.”Posso garantir que cem por cento das demandas foram atendidas”, garante.
Nayara destacou os serviços que vêm dando continuidade que é a Lei do Viver Melhor, as ações voltadas para o CRAS, especialmente para o atendimento direto as crianças, adolescentes e idosos.
O secretário de Infraestrutura do Município Rafael Morais disse que seu setor pode ter sido considerado o mais desgastado no momento que Vonte assumiu a gestão, “no entanto, o que me motiva e Deus tem me fortalecido é a vontade de ver o desenvolvimento avançar. Não foi fácil encontrar uma máquina totalmente destruída, arrumar em cem dias e trabalhar, conforme eu apresentei aqui”.
Rafael disse que a responsabilidade de sua secretaria é maior, porque precisa atender além de suas demandas, praticamente de todas as outras.
O secretário de Educação Eleaci Dias Junior, disse que o mais complicado para sua secretaria foi a situação dos ônibus quebrados que dificultou o inicio do ano letivo, teve também que reformar de escolas, mas disse que é normal a cada inicio de ano os gestores realizarem.”O problema maior foi mesmo o transporte escolar, mas estou motivado a continuar o trabalho e me espelho na vontade do prefeito em desenvolver o município”, afirmou.
Anailton Martins está na Secretaria de Finanças do Município, disse que a gestão fica inviabilizada de trabalhar por conta dos débitos deixados pelos prefeitos que antecederam Vonte, deixando de pagar o INSS, Embasa, de realizar prestação de contas. “Isso tudo está atrapalhando o prefeito, mas ele está de parabéns por vir em praça pública mostrar como se encontra o município nesses cem dias, e o que pretendemos fazer daqui pra frente, mesmo com as dificuldades não devemos olhar pra trás, pois tenho dito sempre que temos um prefeito guerreiro, que trabalha, é honesto e quer a coisa com transparência”.
O secretário de Saúde Cláudio Inocêncio apresentou números importantes nesses primeiros cem dias, segundo ele, no atendimento pediátrico conseguiu dobrar a oferta, saiu de 80 procedimentos /mês para 160, isso com duas médicas, no setor de atendimento ortopédico seguiu a mesma escala, saiu de 80 para 160 procedimentos, partos cesariano voltaram a ser realizados no município, além de outros serviços que seguem em evolução.
“O melhor de tudo isso é o tratamento humanizado que temos dado e recomendado a toda equipe, que é se empenhar ao máximo possível para estar resolvendo todas as demandas que chegam ao nosso conhecimento, claro que dentro das possibilidades, a gente sabe que o sistema único de saúde é muito complexo, a demanda é muto grande, mas o nosso esforço, a nossa satisfação é resolver as solicitações que chegam pra gente”, finalizou Cláudio.
Presidente da Câmara Sandro da Vargem, vereador Beto do Ônibus, vereador Aquiles, também usaram da palavra e parabenizaram a iniciativa do encontro que foi idealizado pelo chefe de gabinete Moisés.
Veja o vídeo que foi mostrado na Praça da Zebrinha do que foi encontrado no inicio da gestão e o benefícios já realizados
https://www.youtube.com/watch?v=26EWASRxmOc
Redação CN