Mesmo não sendo votado na eleição de 2014 nos municípios de Adustina (Território do Semiárido Nordeste II) e Crisópolis (Território Litoral Norte e Agreste Baiano), o deputado Estadual Alex da Piatã (PSD), recebeu convite dos vereadores que fazem parte das bancadas de oposição destes dois municípios para conhecerem suas realidades e buscarem pela via do mandato parlamentar as soluções, principalmente no alinhamento governamental, a exemplo da operação tapa-buraco de forma urgente na BA 398, trecho entre as cidades de Crisópolis/Acajutiba, principalmente nos 2 km que distancia a comunidade de Gangu à cidade de Acajutiba.
O experiente político filiado ao democrata, Domingos Pinheiro da Silva, mais conhecido por Dominguinhos de Guiné, 72 anos, vereador pela terceira vez, tendo passado pelos mandatos de vice-prefeito e presidente da Câmara, contou que de janeiro ao mês de maio, 18 pessoas já perderam a vida vitimas de acidentes, dentre eles o entregador de leite conhecido como Gel, tendo gerando uma grande comoção na cidade.
Os vereadores fizeram questão de levar o parlamentar in loco, que de imediato ligou para o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante, que confirmou os serviços, tendo inclusive a empresa responsável. O deputado Alex da Piatã conheceu também o Colégio Estadual Presidente Médici, a única escola estadual do município, cuja diretoria funciona na Av. Luís Coelho Moreira Caldas, porém a unidade funciona em três lugares que chamam de núcleos, por falta de um espaço que comporte os 1.200 alunos.
Segundo a vereadora Ana Claudia Moura Matos (PTN), o colégio existe há 30 anos e o estado não construiu sua sede própria e com o passar do tempo foi necessário alugar o primeiro andar do estabelecimento conhecido como Bom Jesus, na Praça Promotor Rodolfo Neto e nas instalações onde funciona a antiga escola Hélio Melo. “Existem muitas dificuldades para a diretoria e os professores atuarem desta forma”, desabafou a parlamentar do PTN.
Atendendo ao vereador Ednaldo Moreira da Silva (SD), o mais votado na eleição de 2016 e líder da oposição, o deputado Alex da Piatã esteve no povoado do Pinto, á 20 km da sede, onde moram aproximadamente 500 famílias e viu de perto a necessidade da construção de uma rede de esgoto na Rua Rodolfo Coelho. A comerciante Jussara Silva Matos, cujo estabelecimento funciona há 06 anos confessou que tem sérios problemas com o esgoto correndo a céu aberto e “apelou” para que a obra seja realizada.
O vereador Naldo de João de Vivi, como é conhecido, fez questão de levar o Social Democrata ao Povoado de Grave, para solicitar a interferência junto a CERB para consertar o chafariz instalado junto ao prédio escolar e próximo a igreja católica, para melhorar o abastecimento d’água a população.
Escola referencia – Na visita ao município de Crisópolis, o deputado Alex da Piatã conheceu, além dos problemas, uma escola municipal que é referencia na região. Ouça detalhes na reportagem com Vilmara de Assis
Ao final da visita, o deputado Alex da Piatã fez uma avaliação para equipe do CN.
Adustina – Mesmo antes de visitar a cidade de Olindina, o deputado estadual Alex da Piatã esteve acompanhado do líder político e médico, Marcone, ao senador Otto Alencar solicitando sua interferência junto ao governo do estado para recuperação da BA 084, no trecho que liga a cidade ao entroncamento com a BA 220.
Neste mesmo dia, estiveram com o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti encaminhando o pleito. Ao visitar a cidade e se reunir com os vereadores da base de oposição Marcio Fernando Rabelo Loula (PEN), Gidelson Batista Duarte (PMDB), Edson Patrick Vasconcelos Pereira (PCdoB) e Cristóvão Fontes Correia (PMDB) sob a coordenação do vereador presidente da Câmara Francisco Gilberto Silva Oliveira (PP).
Fonte: Assessoria Parlamentar | Fotos: Teones Araújo