Foi realizada na tarde desta quarta-feira (17), na sala de reuniões do gabinete do deputado Gika Lopes, a assembleia de fundação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social.
Presidente da Frente Parlamentar, o deputado estadual Gika Lopes reconhece que os assistentes sociais possuem formação humanista, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, o Assistente Social merece o reconhecimento da sociedade e do Estado pelos relevantes serviços que presta em prol do bem comum.
“A Frente foi criada com o objetivo de mobilizar os parlamentares para congregar forças na luta pela implementação da política de Assistência Social como política pública que assegure a proteção social aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo o SUAS como sistema integrado e descentralizado como preconiza a NOB/SUAS e NOB/RH”, ressalta o parlamentar.
As deputadas Neusa Cadore e Fátima Nunes (PT) também participaram do ato. Para Neusa “o objetivo é implantar mecanismos para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pensando ações e projetos voltados ao campo social. Será um importante meio para mobilizar os parlamentares da Casa, do Congresso Nacional e a sociedade civil”, explicou a parlamentar.
A frente Parlamentar será oficialmente apresentada na próxima segunda-feira (22), às 15h, durante a Audiência Pública que tem como tema “Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Avanços, Retrocessos e Desafios”, no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Audiência é uma iniciativa da Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher, coordenada pela deputada estadual Neusa Cadore (PT), e tem o apoio do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social, do Conselho Estadual da Assistência Social, do Fórum dos Usuários do SUAS, do Sindicato de Assistentes Sociais da Bahia e da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
O evento contará com a participação da ex-ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, além de gestores municipais da Assistência Social, trabalhadores do SUAS, usuários do sistema, bem como lideranças de movimentos sociais e autoridades políticas do Estado.