O Distrito de Bandiaçu, distante cerca de 12 km da sede do município de Conceição do Coité sempre comemora os festejos de São João e depois de três dias de festa, os moradores e convidados para a festa saem de casa em casa para consumirem o que sobrou da festa, se não tem sobra, para manter a tradição os moradores deixam em suas casas alimentos e bebidas para distribuir para os incansáveis forrozeiros.
De acordo com os organizadores, este ano completou 52 anos de tradição do rapa e foi montado um stand na praça principal do distrito contando a história em forma de cordel, desde a criação até os dias atuais. Bonecas com trajes típicos, carroça e um bangué (especie de carrinho de mão sem roda) que era muito usado na limpeza de tanque para retirada do barro, passou a ser utilizado para levar aqueles que se excedem nas bebidas.
O rapa de Bandiaçu tem muita irreverencia e um dos personagens é o Walter Carneiro de Oliveira,47 anos, conhecido por “Xexeta do Capeta”, figura folclórica que sempre se veste de mulher para “cair na farra”.
Essa mesma festa acontece no vizinho município de Barrocas, com destaque para o Povoado de Minação, distante 3 km de Bandiaçu
Galeria dos ‘estômagos perfeitos’