O município de Sítio do Quinto, localizado no território Nordeste II, tem se destacado pelas festas religiosas e o prefeito Jair Jesus dos Santos (PSD), já pensa em incluir a cidade junto á Secretaria de Turismo do Estado, na rota do turismo religioso.
Desde quinta-feira, 1º, a cidade vivencia as festas de Santo Antônio, seu padroeiro e até o dia 13, muitas atividades profanas e religiosas, atrairão pessoas do interior do município e outras cidades, a exemplo de Ana Paula Borges, cujos familiares moram em Adustina e que todos os anos viaja de São Paulo, onde vive com o marido e dois filhos, para louvar o Santo Antônio de Sítio do Quinto, onde conheceu seu atual marido José Paulo Silva Borges. Profano Dentre as atrações contratadas pela Prefeitura, estão Samyra Show & Forró 100%, Nino Coutinho, Nineia Oliveira, Gil Duarte, O Mourão, Nairê, Zezinho da Ema, Paulo Muzzi, Beijos Roubados, Patrick Veloso, Kbesão, Forró do Cabrunco, Leno Vaqueiro, Big Love, Bonde do Serrote e Ronny & Banda. Segundo o Jair do Correio, como é conhecido o prefeito, o município passa por dificuldades financeiras, mas é necessário fazer a festa como forma de manter a tradição e atrair público da cidade para aquecer o comércio.
Outras atividades religiosas Em uma comunidade afastada da cidade cerca de 12 km, conhecida por Serrote, acontece duas vezes por ano as famosas romarias, ou seja, no segundo domingo de setembro acontece à romaria de Nossa Senhora das Dores e no segundo domingo de maio, que este ano aconteceu no dia 07, a Romaria da Santa Cruz, onde reuniu milhares de romeiros em sua 6ª edição, ao entorno do Santuário da Misericórdia da Santa Cruz pertencente à Paróquia de Santo Antônio de Pádua, unido ao Ano Mariano da Igreja no Brasil Sob a orientação espiritual do Pe. Rosivaldo Gama Wanderley, mais conhecido por Padre Romeiro, que costuma usar a tradicional batina branca e o chapéu de palha durante a romaria.
Veja o vídeo
A romaria de Sítio do Quinto que cresce a cada ano, vem se destacando pela expressão de fé e devoção tendo uma participação popular cada vez maior em toda região, com a participação de católicos romeiros de centenas de cidades da Bahia e de outros estados, que sobem a escadaria até o topo do serrote para rezar e pagar suas promessas. Por tanto, já é considerada uma das maiores manifestações do turismo religioso do Estado.
O esforço para incluir o município na rota do turismo rural é também compartilhado com os vereadores, a exemplo do presidente da Câmara Carleon Oliveira Souza (PSC), conhecido por Carlé do Sindicato.
Redação CN