O Município de Barrocas no território do sisal, juntamente com Luiz Eduardo Magalhães no Oeste do Estado é considerado o caçulinha da Bahia com apenas 17 anos. O São João do Município a comemoração é em dobro, pois, além da tradição de comemorar a festa profana, se reverencia o padroeiro São João Batista, ou seja, o profano e o religioso está junto.
O Município apesar pequeno tem levado grandes nomes da música nacional para se apresentarem no palco e este ano a grade de atrações está repleta com destaque para o sertanejo Zé Felipe, filho de Leonardo, que está sendo aguardado com muita expectativa para logo mais a noite. Banda Zeppa abre a programação, seguido de Zé Felipe, por volta das 23h3o, depois Forró dos Plays e bandas locais. No sábado, 24, terá show com Vaguinho & Cia, Joelma ex-Calipso, Caciques do Nordeste e Brega & Vinho.
O prefeito de Município Jailson Lima que por oito anos seguidos (2001 a 2008) foi secretário de Finanças do Município no Governo Edilson Lima, foi o responsável pela organização das grandes festas, para ele, agora na cadeira de prefeito tem mais facilidade para gerir, porém, não esconde a dificuldade que Barrocas como a maioria dos municípios passam por conta da atual conjuntura do país.
Jai disse que ao assumir o município em janeiro deste ano precisou fazer ajustes nas contas, para tentar fazer um caixa para atender a população, quanto a festa, Jailson disse que não se resume apenas nos dias 23 e 24, e sim desde o dia 14 com o novenário até o dia 22, e a Prefeitura também patrocinando.
O gestor fez uma economia no combustível nos últimos cinco meses que segundo ele, com esse dinheiro economizado que está servindo para realizar a festa que já está 80% paga e o funcionalismo público com dinheiro no bolso para curtir a festa (OUÇA)
O empresário Adelino Oliveira conhecido popularmente por ‘Deco’, diretor presidente da Empresa de Eventos Fogo Pagou Produções, que detém as bandas de Forró Caciques do Nordeste e Mel Sem Pimenta, é o responsável pela organização da festa, inclusive as contratações dos artistas. Segundo ele, atendendo a determinação do prefeito Jailson Lima, popularmente conhecido por Jai, as atrações vão agradar ao grande público que está sendo esperado, “são cantores de grande expressão que conseguimos contratar com preços muito baixos em relação ao que eles mesmos cobram em outros shows, modéstia parte pela boa relação que construir ao longo de 31 anos trabalhando com bandas permitiu tudo isso. As vezes onera muito para o município quando se envolve muita gente, eu me reuni com Jai e falamos diretamente com o artista, eliminando intermediários e o resultado é uma festa enxuta e que com certeza vai agradar”, afirmou Deco.
O secretário de Cultura, Esporte e Laser Edmário Trabuco também está atuando diretamente na festa, disse que esta festa é um resgate total do São João, segundo ele, no ano passado quem colocou uma barraca de capeta na rua não conseguiu vender sequer para cobrir o valor que pagou no ponto, pois, se limitou a contratar bandas sem expressão. Então o que o prefeito Jai está fazendo é devolvendo a Barrocas uma grande festa de São João”, afirmou Trabuco.