Fazendo parte das comemorações dos 112 anos de emancipação politica e administrativa do município de Laje, localizado no território do Vale do Jequiriçá, foi inaugurada na manhã de quinta-feira (20), a base Avançada da Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE Central), na comunidade do Entroncamento de Laje, distante 15 km da sede do município e as margens da BA 101, Km 289.
Major Fábio Rodrigo de Melo, comandante Geral da CIPE Central, falou ao CN que a base Avançada é um ponto de apoio para as guarnições que operam no Vale do Jequiriçá. Essa é segunda base inaugurada, a primeira funciona na cidade de Santa Inês e será instalada uma terceira em Mutuípe.
O oficial explicou que a CIPE atua em horários diferenciados em relação a policiamento convencional ou comunitário, “quando eles se recolhem nós começamos a operar no “segundo sono” geralmente das 20h ás 04h da manhã e nossa característica forte é não ter um horário comercial. Atuamos em cima da mancha criminal e da requisição do policiamento local e com surpresa, e isso vem fazendo a diferença” falou o major. Vale salientar que a sede do Comando da CIPE Central fica localizada na cidade de Jequié.
A Companhia Independente de Polícia Especializada conta com 100 militares, sendo 99 homens e uma mulher. A frota é composta de 08 viaturas, seis delas em serviço todos os dias.
Para o prefeito Binho de Mota (PSB), a inauguração desta base foi um sonho realizado e compromisso de campanha cumprido. O socialista falou ao CN que a instalação desde serviço público elevou a auto estima da população que clamava por mais segurança.
O gestor lembrou do papel importante do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), que segundo ele desde que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro, o parlamentar vem o ajudando a resolver as demandas da população e esta base foi o primeiro pleito encaminhado ao parlamentar e prontamente abraçou a causa e “na data do aniversário da cidade, recebemos esse presente”, comemorou o socialista.
Governo do resgate
O deputado Alex da Piatã falou ao CN que tem visitado constantemente o município e dentre tantos fatos, um tem lhe chamado atenção, que é o resgate da história “Binho resgatou o campeonato dos bairros, a festa dos trabalhadores da comunidade de Engenheiro Pontes e hoje assistimos ao belíssimo desfile em comemoração ao aniversário da cidade”, falou o Social Democrata.
O parlamentar falou sobre o aumento da violência e a presença da CIPE Central chega combater, mas há uma necessidade de cuidar das famílias e “dedicar com carinho e afeto os nossos filhos, não permitindo que os traficantes o adotem. O estado está fazendo sua parte e esta base é um exemplo, mas precisamos fazer a nossa”, lembrou.
A Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia foi representada pela ex-prefeita de Rafael Jambeiro, no território do Piemonte do Paraguaçu, área de abrangência da CIPE/Central e chefe de gabinete da SERIN, Cibele de Oliveira Carvalho (PT). Ela afirmou que a Serin tem a proposta de ser uma coordenação do Poder Executivo e de suas relações com os demais Poderes das diversas esferas de Governo, com a sociedade civil e suas instituições. “O governador Rui Costa gostaria de participar deste evento, mas tinha uma agenda em Barreiras onde inaugurou um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e um Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Equipamentos importantes para segurança da nossa população” informou.
O vice-prefeito George Santana Leão (PSD), reside na comunidade do Entroncamento de Laje e lembrou em seu pronunciamento que a CIPE Central é de uma importância fundamental, principalmente onde foi instalada. Além do vice-prefeito, moram na comunidade dos vereadores com mandatos e ex-prefeitos, sendo uma referencia no cenário político do município, 70% dos moradores residem na zona rural e sobrevivem da agricultura familiar e do artesanato.
Visita ao governador Rui Costa
Na noite de quarta-feira, 19, o prefeito Binho de Mota e o deputado Alex da Piatã estiveram em audiência com o governador Rui Costa para tratar de assuntos do município de Laje. O prefeito lembrou que tratou de assuntos referentes à saúde e foi priorizada a reabertura do centro cirúrgico do Hospital Municipal, além de 04 km de asfalto para o centro da cidade e que a EMBASA possa se responsabilizar pelo abastecimento d’água da comunidade do Cruzeiro, onde moram aproximadamente mil famílias. “Também conversamos sobre calçamentos para ruas da cidade e comunidades rurais e principalmente, um assunto que o governo do estado vem priorizando, água, queremos o melhoramento dos sistemas existentes, construir um novo e fazer chegar a outras comunidades, enfim, foi produtiva essa audiência”, afirmou Binho.
Redação CN