Natural de Itororó, município localizado no território do médio Sudoeste da Bahia, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), esteve na sexta-feira dia 07, na comunidade de Itareru, município de Valente, no território do sisal e vivenciou alegria do povo em receber água encanada nas torneiras de casa. “Itororó fica entre o sul e sudeste da Bahia e nunca tivemos problemas com estiagem, porém, no últimos anos a região passou por uma grande estiagem, houve um prejuízo muito grande na agropecuária e dificuldade de abastecimento humano e foi necessário recorrer a CERB para perfurar poços. Não estávamos preparados para conviver com a seca e os criadores perderam 30 mil cabeças de bovinos, afirmou o petista.
Segundo ele o Rio Colonia nasce em sua cidade Itororó e o Governo do Estado está construindo uma barragem em Itapé para beneficiar aos moradores da região. A obra, considerada vital para o abastecimento de água em Itabuna, é executada pela Embasa e Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), por meio do Consórcio Rio Colônia, com recursos do Governo da Bahia e do Governo Federal.
De acordo com o projeto, a barragem terá reservatório de 63 milhões de metros cúbicos, com uma área alagada de 1.322 hectares, altura de 21,4 metros e volume de 35 mil metros cúbicos de concreto, formando um espelho d’água de 25 quilômetros quadrados. Além de normalizar o abastecimento de água numa região que nos últimos dois anos enfrentou racionamento devido à longa estiagem, a obra vai contribuir para a revitalização do Rio Cachoeira.
Rosemberg Pinto obteve 2.511 votos na eleição de 2014 no município de Valente e tem sido presente ao longo do mandato. Sobre a visita ao Itareru, além de participar de mais uma inauguração da gestão de Rui Costa garantindo água para comunidade, aprendeu com essa situação de estiagem e que pode ensinar a toda região sul conviver com a seca com as mudanças climáticas que passa o Brasil. “Aqui (Itareru) a alegria é muito grande em relação à chegada da água e lá (Itororó) foi muita tristeza com a falta de água e agora teremos a mesma alegria quando a gente compensar a água que está falando lá”, garantiu o líder do Partido dos Trabalhadores na ALBA.
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis
Redação CN