O mês de junho é bastante movimentado no interior do Estado, com as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, tradição que faz parte da identidade cultural do nordestino, além de aquecer a economia. O deputado estadual Alex da Piatã cumpriu uma extensa agenda nas últimas três semanas, por diferentes regiões da Bahia, participando das celebrações dos padroeiros, apreciando comidas típicas e prestigiando os festejos por mais de vinte cidades, segundo informações da assessoria de comunicação do parlamentar.
No programa de rádio desta semana “Conversa com Alex”, vinculado nas redes sociais do parlamentar, a apresentadora-radialista Vilmara de Assis pautou essa trajetória do social democrata, que por onde andou ouviu elogios, criticas e sugestões, que poderão se tornar projetos de leis ou indicações ao governo do estado para que possam melhorar a vida das pessoas.
Desde as comemorações de Santo Antônio ao São Pedro, o deputado coiteense percorreu mais de 7 mil quilômetros, segundo a sua assessoria de comunicação. Ele visitou as cidades de Sitio do Quinto, Nova Soure e Euclides da Cunha, no Território do Semiárido Nordeste II. Já no Território do Sisal, esteve em Teofilândia, Quijingue, São Domingos, Valente, Conceição do Coité, Araci, Barrocas, Tucano e Queimadas. Visitou também São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Pé de Serra e Gavião, municípios localizados no Território do Jacuípe e no Território de Irecê, Ibititá, Ibipeba e América Dourada.
No dia 13 de junho, consagrado a Santo Antônio, o parlamentar participou da festa de aniversário da cidade de Varzedo, no recôncavo e na semana seguinte foi a Laje e mesmo sendo municípios próximos pertencem a territórios diferentes, ou seja, Laje fica no Vale do Jequiriçá.
No extremo sul do estado, foi a Jucuruçu e depois a Saúde, Caém no Piemonte da Diamantina e Andorinhas no território do Piemonte Norte do Itapicuru. Foram visitadas 26 sedes de municípios neste período, além das comunidades do Prevenido, município de América Dourada, onde percorreu os 7,5 km de estrada asfaltada, resultado de uma luta do seu mandato.
O parlamentar aproveitou para anunciar o asfalto da avenida que liga o cemitério ao centro de Bandeaçu e entregou uma ambulância zero quilômetros em Juazeirinho, distritos localizados no município de Conceição do Coité. Em Riacho da Onça, distrito pertencente ao município de Queimadas, o parlamentar anunciou durante um encontro com amigos na residência oficial instalada pelo prefeito André Andrade, o asfalto do centro da cidade de Queimadas, distante 30 km daquela localidade.
Em Tapuio, onde presenciou a força dos artistas da terra, ou seja, a vocação do povo de Araci para musicalidade, Alex da Piatã avaliou de forma positiva todas essas viagens e a importância do “contato de pele” com as pessoas e quanto surgiram novas ideias.