O município de Santaluz, localizado no território do sisal, cuja origem se deu por conta de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, obra implantada em local onde havia uma aglomeração de casas, dentro da Fazenda Santa Luzia, completa nesta terça-feira, dia 18, 82 anos de emancipação, ou seja, foi desmembrado de município de Queimadas por Decreto Estadual de 18 de Julho de 1935. Na segunda-feira (17), véspera do aniversário, o município recebeu a visita do governador Rui Costa e de forma festiva comemorou sua 300ª viagem institucional ao interior do estado.
O ex-prefeito Joselito Carneiro Júnior (PSD), esposo da prefeita Quitéria Carneiro (PSD), líder político do grupo majoritário, falou ao CN que, desde 2005, quando assumiu a condução do atual projeto administrativo iniciado por ele, seguido pelo médico Zenon Nunes e agora por sua esposa, Santaluz vem com ritmo acelerado de crescimento. Segundo Júnior, a comunidade tem motivos para comemorar este ano, e, nada acontece por acaso, as ações autorizadas pelo governador na manhã de segunda-feira realmente vieram para melhorar a vida do povo. Ouça
Na oportunidade, foram anunciadas diversas ações da Educação, como a autorização da sessão de um prédio escolar pertencente à Secretaria para o município, além do anúncio de novos cursos e equipamentos e a chegada do Ensino Superior com a instalação de um Polo de Educação à Distância, através da nossa Universidade do Estado da Bahia, a UNEB, deixou o Social Democrata bem feliz.
Concluindo, Junior do Max, como é conhecido, afirmou que sonhava em vê um município diferente, porém sabia que o caminho era longo. Ele comentou dois grandes programas do Governo que atenderam milhares de pessoas, a exemplo do Saúde sem Fronteiras e SAC Móvel
Entenda o que é Saúde sem Fronteira
A coordenadora do programa Saúde sem Fronteira, Elis Alves, falou ao CN que é muito gratificante fazer parte da equipe que atua no que chamou de “fabrica de sorriso”, “pois acabamos devolvendo o sorriso para população, o que é realmente importante”, externou. As carretas e os ônibus do programa chegaram à cidade de Santaluz no dia 13 e deverá permanecer até essa semana.
O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que reúne os serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel) e em Santaluz eram atendidas 110 pessoas por dia. Neste período sete dentistas, uma enfermeira e uma técnica de saúde bucal trabalharam para concluir todas as demandas que apareceram, pois foram atendidas as pessoas que seus problemas, “pois tudo que a gente inicia, finalizamos. Não começamos nada que não pudéssemos concluir inclusive canal”, disse Elis Aves.
São sete unidades viajando pelo interior do estado, sendo uma de porte maior, com capacidade de atender 140 pacientes dia, totalizando de 800 pacientes por semana, com 10 dentistas e as outras com capacidade de 670 atendimentos semanal. Além de Santaluz, outras 300 cidades já foram beneficiadas com este serviço esse ano.
SAC Móvel
Com o intuito de garantir aos cidadãos a emissão de documentos fundamentais ao exercício da cidadania, as carretas do SAC Móvel seguem visitando o interior da Bahia. Desta vez, elas levam para a região norte os serviços de RG, CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria aos munícipes de Santaluz, conforme informação da coordenadora na unidade presente naquela cidade, Raimunda Silva. O SAC deverá permanecer durante uma semana e expectativa que mais de mil pessoas sejam atendidas. Igual a que está prestando serviços em Santaluz, outras duas estão em outras cidades e 21 pessoas trabalham no atendimento ao cidadão.
Recuperação da estrada Santaluz/Queimadas
O governador Rui Costa, na oportunidade, assinou a ordem de serviço autorizando o início da pavimentação da BA-120, em um trecho de 42 quilômetros, que liga Santaluz a Queimadas. A intervenção beneficia cerca de 152 mil pessoas, que moram também nos municípios de Araci, Barrocas e Valente. Entre as entregas, estão uma ambulância do SUS e um trator com equipamentos agrícolas para produtores da região para atender o município de Santaluz.
Redação CN