O governador Rui Costa comemorou uma grande festa nesta segunda-feira, 17, na cidade de Santaluz no território do sisal. O evento marcou a 300ª viajem do governador ao interior do estado e como não podia ser diferente, “juntou a fome, como a vontade de comer”, pois o município de Santaluz está completando 82 anos de emancipação política e administrativa.
O Calila Noticias esteve lá juntamente com dezenas e mais dezenas de órgãos de imprensa da capital e do interior para registrar o momento marcante e nossa equipe ficou de olho em tudo e vamos mostrar algo que talvez você não viu.
Evento fez lembrar visita presidencial
O heliporto nas cidades do interior tem sido sempre os estádios de futebol, em Santaluz não foi diferente, o helicóptero do governador aterrissou por volta das 10h30 e estava sendo aguardado por centenas de políticos, entre vereadores, prefeitos, vices, deputados estaduais, federais, secretários de municípios e de estado, policiais militares, civis, bombeiro, companhias especializadas, assessores de comunicação, que só foi visto tudo isso em 1997 quando o então presidente Fernando Henrique esteve na cidade de Valente.
Carreata até a Praça Nilton Oliveira
A maioria dos veículos que foram até o estádio saiu em carreta do estádio até a Praça Nilton Oliveira onde foi montada uma mega estrutura, afinal era a comemoração de 300 viagens ao interior do governador Rui Costa e não poderia passar despercebido, após as viaturas policiais o carro que conduzia o governador levava também a prefeita que é praxe em todos municípios, nada de vidro fechado, nem braço encolhido, pois nas calçadas as pessoas acenavam.
Governador atendeu a imprensa ao descer do veículo
A quantidade de repórter presente na visita de Rui a Santaluz também fez lembrar F.H.C tinha pelo menos cinco emissoras da capital, umas quatro de Feira de Santana e outras dezenas do interior. Emissoras da TV tinham duas, Record e SBT além das Tvs Web de Feira de Santana e região. Sites e blogs outra cacetada! Acredito que o objetivo de Rui foi alcançado, mostrar a Bahia que ele é “correria”.
Entrega de trator e implementos
O governador após falar a imprensa ao lado da prefeita anfitriã Quitéria Araújo saiu entregando a chave dos tratores de um a um município beneficiado. Estava lá o nome da comunidade (associação) de tal cidade e o nome do deputado que indicou o veículo, para a comunidade de Cipó de Leite, em Valente a indicação foi do deputado Tom Araújo, mas ele não compareceu, talvez por ser contrario ao governador. Mas o prefeito Marcos Adriano (PSDB) a vereadora Mabel Amaral (PSDB) o vice-prefeito Regi Mota, ex-prefeito Ubaldino Amaral que também são contrários ao Governo estavam lá para receber, pois, o objetivo é beneficiar o povo e venha de onde vier tal beneficio.
Entrega de trator e implementos II
Vale ressaltar que além de Valente que é oposição ao Governo, lá estava também Barrocas sendo beneficiado e as chaves foram entregues ao prefeito Jai (PMDB). Deputado Gika Lopes, Alex da Piatã, prefeito Vando de Monte Santo ex-deputado responsável pela emenda do trator de Quijingue também estiveram compartilhando a alegria dos agricultores
Festa para receber Rui e comitiva no palanque
O próximo passo na festa 300 de Rui foi reservado para o palco, o maior já montado em evento institucional do governador, o publico protegido contra o sol e chuva, pois a estrutura também contemplava o povo. 300 correria de Rui estava em dois painéis de led, mas tinha algo mais para atrair os olhares, o cantor Zelito Miranda cantor um forrozinho e fez o governador pega sua esposa Aline para dar uma ‘vortinha’ em seguida o secretário de Administração, primeiro cavalheiro e ex-prefeito de Santaluz Junior do Max cair na dança com a prefeita’. Zelito depois cantou a musica oficial do Governo do Estado “Sou filho dessa terra…
Festa sem bolo não é festa
Um bolo com mais de um metro de altura fez lembrar uma festa de bodas, no lugar da vela estava o número 300 para marcar aquele momento. O governador Rui Costa foi quem cortou o bolo e a primeira fatia tinha que ser para esposa dele, a segunda ele entregou a Quitéria que compartilhou com Junior do Max. Esse bolo deu o que falar, vamos pra frente…
Wagner disse que visitou os 417 municípios e Rui está no mesmo ritmo
O primeiro a discursar foi o ex-governador e atual secretario de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner que parabenizou Rui pelo trabalho, disse que começaram a caminhada juntos em 2002 e que está muito feliz, que ele foi o único governador a percorrer os 417 municípios, mas que fez isso em oito anos, que Rui vai passar dele em menos tempo… Otto ao falar disse que já viajou também os 417 municípios. Quanto a posição de Otto se alguém tinha dúvida com quem ele vai estar em 2018 para disputa do Governo já decretou apoio a reeleição de Rui. Segundo ele esteve junto em 2008, 2014 e vão juntos em 2018.
Locutor fez Rui chorar
A festa estava leve, tinha umas faixas pedindo algumas ações ao governador, mas nada que o tirasse do sério, pois, eram pedidos que poderiam ser resolvidos, Rui assinaria ali no palanque mais de 40 milhões de reais em obras, com destaque especial para o inicio da recuperação do trecho da BA 120 entre Santaluz e Queimadas e a melhoria no sistema de abastecimento d’água dos dois municípios. Já tinha entregue os tratores, ambulância para Santaluz, era só alegria. Mas o locutor resolveu lembrar do trabalho do governador e a oportunidade que os baianos deram ao filho de Dona Luzia Costa, mãe de Rui, que morreu vítima de câncer de mama. Ela que era doceira e lutava para dar educação aos filhos. Rui não conteve ás lágrimas.
O bolo da viagem 300 I
O governador Rui Costa leva consigo cartões padronizados com a foto e nome dos deputados para anunciar a presença de cada um deles e leva também a relação dos prefeitos, comandantes da PM, delegados, padre, enfim as autoridades são lembradas. No momento que falava dos deputados ele pedia que estivessem no palanque para ser mencionados, na hora que chamou Alex da Piatã ele estava lá do outro lado, saboreando a fatia do bolo da viagem 300. Quando Alex inclinou para dizer que estava ali, o governador disse: ‘você não disse que estava fazendo regime rapaz?” O publicou caiu no riso. Alex avaliou a viagem 300 de Rui como algo extraordinário, pois, segundo ele analisando que são apenas dois anos e meio de governo está sendo em média uma viagem ao interior a cada três dias. “ isso só é possível com a grande gestão que está fazendo e mostrou aqui hoje quando escolheu Santaluz, cidade que tem a grande liderança de Junior que contribuiu para essa grande festa”.
Bolo da viagem 300 II
A deputada Fátima Nunes usou de uma estratégia muito grande para ser vista na festa. O palanque era grande, mas grande também era a quantidade de convidados. Ela mirou bem o bolo e foi pra lá, ficou ao lado e só na escuta dos discursos, quando foi saudada pelo governador, ele ressaltou a opção dela de ficar ao lado do bolo. Fátima parabenizou o governador por ele ter um olhar carinhoso com o povo do interior.” Porque fazer 300 viagens significa dizer que ele assinou ordens de serviços para beneficiar centenas de municípios. O resultado disso é um estado mais igual e as oportunidades chegando para todos”.
Bolo da Viagem 300 III
O bolo serviu a muita gente e chegou até o espaço reservado à imprensa. Um fato inédito que só deve acontecer na viagem 600. A imprensa foi atendida com água, café e bolo. Antes só água.
Até o trem parou
O palanque foi montado ao lado da linha férrea, ele bozinou, bozinou, mas acabou parando. Não se sabe se foi um pedido das autoridades, pois, havia muita gente ao lado da linha. Como não carrega alimentos perecível pôde esperar umas horinhas.
Rosemberg estrategista Pinto
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) fez parte da comitiva do governador, e, jogou com a cabeça, assim como Fátima Nunes que escolheu ficar ao lado do bolo, ele ficou em frente ao painel de led viagem 300, de maneira que o governador ao fazer a saudação percebeu que ele tinha ficado ali estrategicamente. Quanto ao evento Rosemberg disse que retrata a atuação do governador Rui Costa, mas tem um diferencial. Ele escolheu a região do sisal, para vim fazer essa ação, numa demonstração que ele tem a Bahia no seu olhar da totalidade, mas tem um apreço muito grande por essa região, onde já acumulamos uma quantidade razoável de água, estamos resolvendo problema das estradas, entre outras demandas que serão realizadas por este Governo”.
Joseildo disse que Rui mostrou em Santaluz o que vem fazendo por toda Bahia
O deputado estadual Joseildo Ramos também avaliou de forma positiva a ação ‘300 correia’, viagens ao interior da Bahia. Segundo ele o retrato que está se vendo hoje com a vinda de Rui pra Santaluz, é o que a gente tem visto em toda Bahia. E na contramão do que está acontecendo com o governo federal, acabando com os direitos da classe trabalhadora, da população mais empobrecida, o governador da Bahia tem dado uma demonstração clara que gosta de cuidar das pessoas”.
Oposição de Nordestina esteve com time completo
A oposição de Nordestina foi a Santaluz apenas com um desfalque. O ex-vereador Tião por motivo de viagem não compareceu para apoiar o governador Rui Costa. Liderado pelo ex-prefeito Ito a oposição contou também com o ex-prefeito Geraldo, liderança Rivinha, Nelson Moura, além de outras peças importantes no time de Wilson Matos.
Santaluz – Muita festa para comemorar as 300 viagens de Rui Costa ao interior da Bahia