Bahia

Trecho Riachão do Jacuípe / Posto Trevo tem 57 km de distância e 57 placas de ultrapassagem proibida

Média de uma placa para cada quilômetro revela o quanto é perigoso o trecho marcado por tragédias. O último acidente deixou 6 mortos e quatro feridos

O condutor do Vectra tinha uma placa a sua direita mostrando que era proibido ultrapassagem
Colisão envolveu Uno e Vectra – Motor do Uno foi arremessado por mais de 30 metros | Foto: Raimundo Mascarenhas

Diante de tanta tragédia envolvendo um grande número de pessoas, o Calila Noticias resolveu percorrer os 57 quilômetros do trecho da BR 324 que liga Riachão do Jacuípe ao Posto Trevo, passando por Tanquinho e concluiu que o condutor precisa ficar atento quilometro por quilometro nas sinalizações horizontais e verticais.

No referido trecho o CN registrou dezenas de acidentes nos seus 10 anos de existência, a grande maioria colisão entre veículos, o índice de capotamento é baixíssimo.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal – PRF a grande maioria dos acidentes é por conta de ultrapassagem irregular, ou seja, o motorista não respeita a sinalização, aproveita o boa qualidade de pista reta e desenvolve grande velocidade numa via com vários aclives e declives, principalmente nos 35 km que ligam Riachão a Tanquinho, onde nossa equipe registrou 35 placas.

O condutor do Uno tinha uma placa a sua direita e a sinalização horizontal mostrando que era proibido ultrapassagem. Não há informações concretas de quem realizou a ultrapassagem indevida, pois, que vem no sentido contrário também tem pontos proibidos | Foto: Raimundo Mascarenhas

Das trinta e cinco placas até Tanquinho, apenas duas sinalizam a existência de curvas, duas indicando passagem de ponte, e duas em passagem de povoados. As demais estão em pista reta numa sequência de aclives e declives que durante a ultrapassagem o risco é iminente. Os 20 km até o trevo as placas indicam mais curvas, que também não oferecem nenhum tipo de segurança em caso de ultrapassagem.

Durante a viagem que o CN fez mostrando as placas, flagrou esse ultrapassagem irregular. Na foto menor o condutor deve ter visto uma placa proibindo a ultrapassagem, veja que ele persistiu | Foto: Raimundo Mascarenhas

Na tragédia envolvendo o Fiat Uno e o Vectra que vitimou fatalmente 6 pessoas e deixou outras quatro feridas na manhã de quinta-feira, 27, um dos condutores provocou o acidente depois de realizar ultrapassagem irregular e dois carros em alta velocidade, um erro é tragédia é praticamente inevitável.

Obedecer a sinalização e só ultrapassar na certeza e com segurança pode evitar novas tragédias | Foto: Raimundo Mascarenhas

O CN fez um levantamento dos acidentes mais graves registrados nos últimos anos, e, com objetivo de alertar os condutores para evitarem mais tragédias mostra a relação, onde a maioria dos acidentes matou mais de 3 pessoas e deixaram outras feridas.

22 de janeiro 2017 – Morre formanda em medicina que sofreu acidente na BR-324, próximo a Tanquinho: mãe dela morreu na hora e o pai foi hospitalizado em estado grave. (acidente abaixo)

08 de janeiro de 2017 – Colisão frontal na BR 324 em Tanquinho deixam três mortos e quatro feridos

29-12-2016 – Mãe e filha de 4 anos morrem em acidente na BR 324 próximo a Tanquinho

18-05-2016 – Líder do movimento social morre em acidente na BA 324 trecho Riachão/Tanquinho

 05-04-2015 – Colisão na BR 324 entre Crossfox e Carreta mata casal; mulher estava grávida de 7 meses

11 de janeiro de 2014 – Morre mais uma vítima do acidente próximo a Tanquinho; três no total.

24 de novembro de 2013  –  Acidente envolvendo Pajero e Colbat deixa quatro mortos próximo a Tanquinho

 10-09-2013 -Quatro pessoas de uma mesma família morrem em acidente próximo a Tanquinho

10-08-2013 – Colisão envolvendo três veículos mata Mister Bahia e deixa outras seis pessoas feridas próximo a Riachão do Jacuípe

14-04-2013 – Motorista de L200 morre e carreteiro fica gravemente ferido em colisão próximo a Riachão do Jacuípe (vitima fatal era dono do Lacticinio Mania com sede em Cansanção.

28 de janeiro de 2013 – Acidente mata pastor evangélico, sobrinho e cunhada na BR 324 próximo a Riachão do Jacuípe

28 de março 2012 – Três homens morrem em acidente na BR 324 trecho Tanquinho/Riachão do Jacuípe

20-04-2011 – Acidente envolvendo caminhão tanque e Fiesta  deixa dois mortos e três feridos

Outro trecho da BR 324 que liga Riachão do Jacuípe a Capim Grosso não é diferente, se fizer uma busca no Calila vai encontrar outras tragédias semelhantes, morte de família inteira, principalmente nos 35 km que ligam Riachão do Jacuípe a Nova Fátima.