Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 23, na Câmara Municipal de Retirolândia, uma importante audiência pública que tinha como principal objetivo discutir o Plano Plurianual Participativo (PPA) para os próximos quatro anos da administração pública. O ato contou com a presença do prefeito Alivanaldo Martins,conhecido por Vonte do Merin, vice-prefeito Noé Silvestre Carneiro, presidente da Câmara Elisandro Silva Moreira,”Sandro da Vargem,vereadores, secretários, servidores públicos e população em geral.
O planejamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de um município. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão do município.
É um plano de médio prazo que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos, com início no segundo ano do mandato eletivo e fim no primeiro ano do mandato seguinte, garantindo assim a continuidade dos trabalhos iniciados no mandato anterior.
O assessor contábil Braulino Gomes utilizou um datashow para apresentar o público presente como se desenvolve o PPA e citou exemplos para cada setor da administração pública e tirou duvidas dos participantes.Ele disse ao Calila que embora seja algo muito importante e necessária a participação do povo na discussão do PPA, as pessoas pouco participam e parabenizou Retirolândia pela grande quantidade de pessoas no meio da tarde de quarta-feira.
De acordo com Braulino esta é a primeira de duas audiências públicas que acontece em Retirolândia, foi apresentada uma ideia genérica do PPA e na próxima segunda-feira, 28, será apresentado as ações mais especificas do que pode ser planejado pelos próximos quatro anos.
O prefeito Vonte disse que foi muito proveitosa a audiência, pois, segundo ele só com planejamento se pode chegar aos objetivos.” Essa primeira audiência serviu para explicar o que é o PPA e na próxima segunda-feira, é importante ainda mais a participação da população retirolandense,pois, vamos mostrar as ações e o que realmente o município pretende fazer dentro do seu orçamento e consequentemente realizar uma administração de qualidade”, afirmou o gestor.
Redação CN