Um convênio será assinado, nesta quinta-feira (31/8), entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Prefeitura de Tucano. A cerimônia, prevista para 14h, ocorrerá na Câmara Municipal da cidade (Avenida Francisco Araújo de Souza,435, Centro) e contará com a participação do presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e de Luiz Sérgio Soares de Souza Santos, prefeito de Tucano.
Até esta quarta-feira (30/8), dos 39.831 eleitores de Tucano, apenas 20.380 (51,16%) realizaram a coleta das digitais. A meta do TRE baiano é recadastrar os 19.451 restantes até o próximo dia 19 de dezembro, quando o judiciário entrará em recesso.
O termo de parceria assegura o apoio do município ao processo de recadastramento biométrico. A orientação da Justiça Eleitoral é a de que os eleitores compareçam, o quanto antes, aos cartórios e postos da Justiça Eleitoral e realizem o procedimento.
O comparecimento é obrigatório e quem não atender à convocação terá o título de eleitor cancelado. Com o cancelamento do título, o cidadão terá restrições no CPF – o que pode acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, emissão de passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.
Fonte: ASCOM TRE