Com grande presença de público composto por alunos, familiares, convidados e coordenadores de cursos, aconteceu na noite de terça-feira, 30, a Aula Magna da Faculdade da Região Sisaleira – FARESI de Conceição do Coité. A solenidade marcou oficialmente a abertura do semestre letivo de 2017.2 dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Educação Física e Psicologia.
Inicialmente aconteceu a formação da mesa composta por David Macedo (diretor presidente), Janaína Calazans (diretora executiva),vereador Silvan Batista da Silva (representando o Legislativo municipal) e professora doutora Silvana Ferreira.
A diretora executiva Janaína Calazans fez um breve discurso de boas vindas. Ela disse que aquela caminhada que estava começando é com certeza em direção ao sucesso, mas que não há vitórias sem lutas e que todos estejam preparados, pois, muitos serão os desafios e precisam ser fortes e guerreiros para vencerem o cansaço físico, o medo das dificuldades financeiras e da falta de apoio que muitos terão em casa.
“Não desistam, todos vocês são capazes e acreditem, só através da educação e do conhecimento é que podemos mudar a nossa história de vida.Esperamos muito contribuir com o sucesso de nossos alunos, e que a Faresi seja sempre lembrada como ponto de partida nas conquistas da vida de cada um de vocês. Muito obrigada pela confiança na nossa Faresi e tenham certeza, que a cada dia vocês sentirão orgulho de terem ingressado nessa instituição que tem como maior objetivo o levar ensino de qualidade ao maior número de pessoas possível”.
O professor mestre Antônio José Tavares Lima, proferiu a Aula Magna e no tempo de aproximadamente 30 minutos abordou o tema: “Mediação de conflitos e o desafio de convívio com a diferença” e em seguida aconteceu uma roda de conversa acadêmica com a professora doutora Silvana Ferreira, abordando o tema: “Ritos de passagem da vida Universitária”.
Após a roda de conversa com os alunos, a professora doutora Silvana Ferreira falou com ao Calila Noticias, o que significa a Aula Magna numa faculdade, disse que serve para o aluno conhecer os procedimentos acadêmicos e o ritual de passagem do ensino médio para o ensino superior, “serve para ele poder se socializar melhor com esse novo passo da vida acadêmica, pois, ingressar no ensino superior exige do aluno uma nova postura acadêmica que ele normalmente não adquiriu no ensino médio”, explicou a professora.
Silvana ao avaliar a Faresi, disse que a faculdade tem uma vocação avançada pra os tempos de hoje, segundo a doutora, trata-se de uma instituição de ensino superior no interior que não deixa nada a desejar em relação as grandes capitais.”É uma faculdade que tem bons laboratórios, que teve a aprovação na maioria dos cursos com reconhecimento média 4,( a maior é 5), biblioteca com livros extremamente atualizados, então é uma grande instituição para uma grande cidade como Conceição do Coité”, falou a doutorana de educação, professora da UNEB, coordenadora do curso de Medicina em Salvador, professora da Unime também na capital e coordenadora acadêmica da Faresi.
Quem ficou muito satisfeito também pelo ato solene foi o diretor presidente David Macedo que contempla a terceira turma que vai ficar para a história da Faresi. Segundo ele é motivo de muita felicidade ver no olhar de cada aluno a satisfação em participar da história da Faresi,”tudo isso que estamos vendo aqui, a inclusão dos alunos, a participação deles no nosso evento, mostra exatamente o que nós desejávamos antes, ter um aluno proativo, buscando ser o diferencial na sua formação”, disse o presidente.
Ainda de acordo com Macedo a FARESI foi construída para a região sisaleira e hoje, pode sim dizer que tem aluno de toda essa região,”estamos cumprindo nosso papel social em decorrência da escolha da localização, da ausência de instituição de ensino superior presencial aqui na região do sisal, eu acho que a população de jovens e adultos está começando a entender que a faresi é uma instituição de ensino construída para eles”, garante David.
O diretor presidente disse que já existem seis cursos e que provavelmente na Faresi no próximo ano terão outros três: Direito, Farmácia e Odontologia.