Na semana passada foi apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Retirolândia a definição dos programas de Governo do Município de Retirolândia e nesta segunda etapa que ocorreu durante a tarde desta segunda-feira, 28,novamente na casa legislativa, veio a parte das ações, onde o programa anterior foi detalhado e apresentado a população por cada área de atuação, ou seja, todo planejamento do que deve ser feito nos próximos quatro anos através do executivo municipal.
A audiência contou com a presença do presidente da Câmara Elisandro Silva Moreira que fez a abertura da Sessão, prefeito Alivanaldo Martins dos Santos,popularmente conhecido por Vonte do Merin, os secretários municipais da Saúde, Educação, Infraestrutura e Ação Social, Cláudio Inocêncio, Eleací Magalhães Jr., Rafael Cunha e Nayara Cunha, respectivamente, demais autoridades e a comunidade em geral.
Em seguida Sandro da Vargem como é conhecido politicamente o presidente do Legislativo destacou que o atual gestor passará a utilizar os recursos destinados a partir do PPA previsto para os próximos quatro anos, lançando mão de programas e avaliações viáveis e consistentes para o município.
O assessor contábil Braulino Gomes com o auxilio de um datashow, esclareceu que esta seria a segunda etapa dos trabalhos iniciados na semana passada lembrando que o PPA é uma previsão orçamentária englobando programas de governo propondo uma melhor organização nas ações e visando resultados satisfatórios para a sociedade, destacou ainda que o PPA não está atrelado ao Gestor mas às suas ações e destacou a diferença de orçamento e estimativa.
Braulino fez um breve relato acerca das manutenções e metas orçadas para as Secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, Finanças, Saúde, dando ênfase aos processos de transparência como método facilitador da gestão pública municipal.
O secretário Municipal de Educação, Eleací Jr. pontuou as metas essenciais previstas para o setor de acordo com o PPA, dando ênfase a reformas de unidades de ensino e bibliotecas, construção de quadras poliesportivas, disponibilização de casa de apoio aos estudantes de curso superior que se deslocam diariamente para outros centros, manutenção de transportes escolar, incentivo a programas como o AJA e TOPA, além de outras prioridades orçadas para os próximos quatro anos.
Na oportunidade a Secretária municipal de Assistência Social, Nayara Cunha fez explanações acerca do aprimoramento da gestão SUAS, CRAS, Serviços de Convivência, Bolsa Família, além do Primeira Infância – Criança Feliz, entre outros e ressaltou que a comunidade terá seus direitos assegurados através de tais programas, depois passou a detalhar as metas previstas na pasta em que gerencia, finalizando que a Ação Social trabalha com medidas preventivas dando sustentação aos setores da saúde e educação.
Ao finalizar a audiência Braulino disse ao Calila Noticias que o planejamento como está ocorrendo na gestão pública de Retirolândia é o caminho correto e uma obrigação legal, mas como a gente passou aqui, com a participação popular, que é isso que os órgãos fiscalizadores cobram”, afirma o contador.
Ainda de acordo com Braulino governar com planejamento ajuda numa melhor prestação de contas para evitar problemas futuros perante os tribunais, pois, através desse orçamento dará melhor transparência nos gastos públicos.
O prefeito Vonte disse que ficou satisfeito por tudo que foi apresentado e que pretende executar nos próximos quatro anos, e da melhor forma mostrando a realidade do município.” A gente tentou mostrar aqui todas as ações que pretendemos executar nesse período, de forma que fique marcado no nosso orçamento pra que não precise estar aprovando leis na câmara, porque a gente sabe que tendo esses orçamentos aqui, a câmara aprovando esse PPA, estamos seguros que temos essas ações para realizar e dentro da nossa realidade”, afirmou o prefeito.