Quando esteve na cidade de Santaluz, município localizado no território do sisal, no dia 17/07, o governador Rui Costa destacou os investimentos na agricultura e ao falar para o CN afirmou que a pratica é prioridade absoluta em seu governo. “A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil, são 700 mil famílias. Se elas produzem mais, vivem melhor, movimenta o comércio e a nossa economia e tudo isso só é possível acontecer com as nossas estradas em boas condições, prontas para receber este tráfego intenso pelo interior. Por isso, este semestre será marcado pela recuperação das nossas rodovias”, garantiu o chefe do executivo baiano e neste caso fazendo referencia ao trecho da BA 120 que liga as cidades de Santaluz/Queimadas, cuja obra já teve inicio e também a BA 381 Filadélfia – Itiúba e Itiúba – Cansanção.
Desenvolvimento rural
No âmbito do Programa Bahia Produtiva, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) afirmou convênios com entidades da agricultura familiar da região, beneficiando 649 famílias e serão investidos aproximadamente R$ 4,5 milhões. O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues reafirmou a continuidade dos projetos desenvolvidos na gestação de Rui Costa, em diversas áreas. “No que diz respeito ao desenvolvimento rural, estamos vendo um conjunto de investimentos chegar aos municípios, aos produtores. Máquinas, obras, convênios, parcerias que reforçam a agricultura familiar e coloca a Bahia em posição de destaque”.
Entre os municípios beneficiados com a patrulha agrícola que vêm sendo entregues, Araci e Quijingue, foram dois, dos 11 municípios, beneficiados. Para o prefeito Nininho Góis (PR), os equipamentos chegaram em uma boa hora, pois “vivemos em uma região agrícola e já chegou trabalhando. Esta patrulha irá trabalhar na região de Queimadas dos Crentes e em seu entorno, ou seja, Tatu, Capim Grosso e Rio Grande. Recentemente a comunidade dos Cágados também foi contemplada e estamos trabalhando para conseguir mais quatro, contribuindo para melhoria de vida dos agricultores que sofrem com a seca e quando chegar o momento certo de plantar tenha estes equipamentos para ajudar”, falou o republicano.
O prefeito de Araci, Silva Neto (PDT), falou ao CN que a patrulha agrícola ficará a serviço da Secretária da Agricultura para atender as demandas das associações e das comunidades rurais, “e não irá atender uma região especifica e sim a todas que solicitarem. Reconheço que um trator não consegue atender a todos e iremos buscar mais investimentos neste sentido”, falou o democrata trabalhista. O prefeito realizou um café da manhã com líderes comunitários na manhã de segunda-feira (24/07) para oficializar a entrega do equipamento.
Produtores de três municípios, sendo dois do território do Jacuípe, Nova Fátima e Riachão do Jacuípe e Santaluz, no território do sisal, receberam seus certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) por ocasião da visita 300 de Rui Costa. O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A radialista Vilmara de Assis, do Calila News tratou deste assunto com o secretário do Meio Ambiente, José Geraldo dos Reis Santos (ouça)