O Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) completou uma década de implementação e para celebrar os resultados do programa a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza uma sessão especial nesta sexta-feira, 04 de agosto, a partir de 09h30. A atividade é proposta pela deputada estadual Neusa Cadore (PT) com apoio da Secretaria estadual de Educação e contará com a presença de estudantes, formadores, representantes de movimentos sociais e instituições parceiras.
Implantado no governo Jaques Wagner, em 2007, o TOPA beneficiou os 417 municípios e contou com a parceria de 441 entidades, entre sindicatos, ONGs, associações de bairro e outras organizações, além da adesão de mais de 350 prefeituras. Atualmente o programa está na sua décima etapa.
“Como nos ensinou Paulo Freire, a educação libertadora é a base de qualquer processo de transformação social e a alfabetização é o primeiro passo para a inclusão das pessoas e o acesso à cidadania. Por isso acreditamos no valor desse programa, sobretudo para os segmentos historicamente excluídos da nossa sociedade”, avalia a deputada Neusa Cadore.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca a importância do programa. “O Topa é um programa exitoso não apenas pela sua capilaridade, com mais de 1,4 milhões de pessoas beneficiadas em todo o estado, como também pela sua metodologia, a partir de parcerias com as prefeituras municipais, movimentos sociais e sindicais, universidades públicas e institutos de Educação sem fins lucrativos”, ressalta. Pinheiro destaca ainda que a Secretaria vem estimulando ainda mais o envolvimento dos formadores do programa. “O envolvimento dos formadores, a contribuição deles e a prática ao longo de todos esses anos vão contribuir muito para aprimorar cada vez mais este programa”, diz.
Fonte: ASCOM deputada Neusa Cadore