A cidade de Serrinha, localizada no Território de Identidade do Sisal , se constituirá na capital do municipalismo baiano, dias 5 e 6 de setembro. A União dos Vereadores do Brasil – Estadual Bahia (UVB-BA) realiza o Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas. O credenciamento será às 8 horas da terça-feira (5), seguido da abertura oficial, às 9h10, com palestra da presidente da UVB-BA, Edylene Ferreira.
O objetivo principal do evento é o fortalecimento da chamada agenda positiva, tirada no último congresso da entidade, em abril passado. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), profere a palestra, na quarta-feira (6), às 8 horas. Para o presidente da Alba, fortalecer a gestão dos poderes municipais é muito importante na busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, José Alfredo Rocha Dias, fala sobre “O Papel dos Edis na Administração Pública Municipal”. O Estado conta hoje com cerca de 4,5 mil vereadores. No Brasil, são quase 58 mil. O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) vai falar sobre Harmonia e Independência entre os Três Poderes.
Outros temas de grande relevância aos interesses dos municípios também estarão em pauta, a exemplo da relação das Cortes de Contas com a Gestão Municipal, Conjuntura Política, Impactos Sociais com as Reformas, Avanços Tecnológicos na Prestação de Contas, Lei de Acesso à Informação, Gestão Documental, Insolvência Geral da Administração Pública, Comunicação, entre outros.
A UVB-BA busca ainda com o evento a promoção de debates, em âmbito estadual, com vista a produzir novos conhecimentos que sirvam de ferramentas que levem os gestores públicos à adoção de mecanismos de transformação da sociedade.
Além dos vereadores, o Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas vai reunir ainda servidores dos Legislativos municipais, assessores parlamentares, membros da administração pública e autoridades. É interesse ainda dos realizadores debater o atual cenário político brasileiro e seus impactos nos municípios baianos. Inscrições podem ser realizadas no site: www.uvbba.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Presidência/ALBA