Com 94 procedimentos agendados no primeiro dia de consultas e exames pré-operatórios, a etapa de Conceição do Coité do Mutirão de Cirurgias segue atendendo à população dos municípios da Região Sisaleira, nesta quarta-feira (13). As unidades móveis do programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado, estão estacionadas na praça da Igreja Matriz, em Conceição do Coité. Durante a iniciativa estão sendo oferecidos cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula).
Moradora de Araci, Damiana de Jesus chegou para fazer os exames pré-operatórios por conta da necessidade de cirurgia de vesícula. Ela conta que, durante o mutirão, um dos médicos que a atendeu também identificou a necessidade de fazer cirurgia de hérnia umbilical. “Já estou com os dois procedimentos agendados para o dia 14 de outubro. Foi uma surpresa saber que em tão pouco tempo terei meus problemas de saúde resolvidos”, afirma Damiana.
Além da população de Conceição do Coité e de Araci, os moradores de Água Fria, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente também estão sendo beneficiados nessa etapa do Mutirão de Cirurgias.
As consultas e os exames pré-operatórios serão feitos também nesta quinta-feira (14) e a cirurgias começam a ser feitos a partir do dia 16 de setembro no Hospital Regional e no Hospital Municipal de Conceição do Coité. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia.
O paciente poderá se dirigir ao local das consultas munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo.