A noite de sexta-feira, 15, foi bastante concorrida no auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, onde aconteceu a Convenção Estadual do Solidariedade (SD) e na oportunidade foi criado o diretório estadual da legenda.
O presidente estadual Luciano Araújo chegou acompanhado de Paulinho da Força, presidente nacional e deputado federal pelo estado de São Paulo, do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), José Ronaldo de Carvalho (DEM), prefeito de Feira de Santana, vice-prefeito de Salvador Bruno Reis (PMDB), Leo Prates (DEM) presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, vereadores do SD da capital J. Carlos Filho e Geraldo Júnior que está assumindo a Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer. O plenário do Centro Cultura ficou lotado de filiados e simpatizantes da legenda que fizeram muita festa e incentivo a candidatura de ACM Neto ao Governo e Luciano Araújo para deputado federal.
O prefeito ACM Neto iniciou seu discurso falando da amizade que tem com Paulinho da Força desde o período que cumpria o mandato de deputado federal, mesmo estado em partidos diferentes e as vezes defendendo posições distintas, sempre conseguiram defender as fontes para construir o melhor para o País. Neto disse que tem acompanhado os avanços do Solidariedade, não apenas na capital, mas em toda Bahia, e que está preparado para brilhar em 2018, sob a liderança de Luciano Araújo pré-candidato a deputado federal. (veja mais no vídeo abaixo o discurso de ACM Neto).
O principal líder do Democrata da Bahia a todo instante ouvia o público o chamar de ‘governador’, mas ele disse que naquele momento não era pré-candidato a nada, mas quem conhece sua trajetória sabe que ele é um homem de coragem, porque sabem ‘o quanto eu amo a Bahia, o quanto eu quero servir a minha cidade e ao meu estado, portanto, não está na hora de a gente falar em 2018, aqui não tem um candidato e nem pré-candidato, aqui existe um irmão de vocês, um cidadão que tem a Bahia no coração, pra dizer que não me faltará coragem, nem entusiasmo, não me faltará energia e amor para conduzir a minha terra, caso eu seja convocado pelo meu povo baiano”, afirmou.
Paulinho da Força também iniciou seu discurso elogiando a postura política de ACM Neto e disse que no Brasil hoje tem um vasto de personalidade politica, mas os grandes homens da politica nacional estão envolvidos na corrupção ou estão na cadeia, então sobra algumas personalidades, ” e uma delas é o ACM Neto, eu sei que a Bahia precisa do ACM, mas eu dizia a ele que ao invés de ser candidato a governador, deveria sair candidato a presidência da república.
O líder maior do Solidariedade disse que o partido está firme na Bahia e no Brasil, que mesmo com esse momento de descrença em políticos filiou cerca de 250 mil pessoas. Paulo Pereira disse que a Bahia irá eleger Luciano Araújo para a Câmara Federal e vários deputados estaduais. Paulinho foi o encarregado para realizar a votação do diretório estadual do SD-BA que teve Luciano Araújo candidato único, ele que presidia a Comissão Provisória, foi reconduzido ao cargo, agora como presidente do Diretório. (veja mais o discurso de Paulinho no vídeo abaixo).
Luciano Araújo de Oliveira esteve à frente da Comissão Provisória por dois anos, nove meses e quinze dias. Ele falou ao CN que neste período viajou pelo estado e criou 300 comissões municipais e garantiu que chegará aos 417 municípios até meado do próximo ano. “O SD da Bahia foi o que mais cresceu no país”, comemorou Araújo.
Ainda segundo o presidente estadual, em 2016 a primeira vez que concorreu nas eleições municipais, à legenda elegeu 91 vereadores que juntos obtiveram 68.666 votos. Também foi eleito pelo SD com 52,59% dos votos, Fred Andrade, prefeito de Ubaira, município localizado no Vale do Jequiriçá e nove vice-prefeitos. (Veja mais do discurso de Luciano no vídeo abaixo).
A diretoria do Solidariedade -BA foi composta por 16 membros: presidência, duas vice-presidência, primeiro e segundo secretários e tesoureiro, além das Secretarias de Mulheres, Igualdade Social, Movimento Sindical, Jovens, Aposentados, Pensionistas e Idosos, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Pessoas com Deficiência, Relações Institucionais e a criação da Secretaria de Combate a Seca que será presidida por Tácio Nogueira Costa, ex vice-prefeito de Rui Barbosa.
Veja o vídeo