Prontas para realizar consultas e exames e pré-operatórios, as unidades móveis do Mutirão de Cirurgias, programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão estacionadas na Praça da Matriz, em Conceição do Coité, onde os atendimentos da ação que integra o Saúde sem Fronteiras começaram nesta terça-feira (12) e seguem até a quinta-feira (14). O mutirão está beneficiando a população que necessita realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula).
Os procedimentos começam a ser feitos a partir do dia 16 de setembro no Hospital Regional de Conceição do Coité e no Hospital Municipal de Conceição do Coité. Uma das pacientes que está com a cirurgia agendada é a agente comunitária de saúde (ACS) Jucimeire Bispo dos Santos. Moradora de Serrinha, ela conta que há cerca de um ano teve o diagnóstico de mioma. “Já tentei atendimento outras vezes e já pensei até mesmo fazer em um médico particular, mas fiquei sabendo do mutirão e busquei o atendimento. Não imaginei que seria tão rápido”, comemora a ACS.
Além da população de Conceição do Coité e de Serrinha, os moradores de Água Fria, Araci, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia Santa Luz, São Domingos, Teofilândia, Tucano e Valente também estão sendo beneficiados nessa etapa do Mutirão de Cirurgias.
Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo.
Ascom Sesab