Desde que foi instituída há dez anos, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável, da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) registrou um aumento de 492,78% no número de exames realizados no estado. A ação é promovida anualmente desde 2007 durante o mês de agosto, por conta do Dia dos Pais.
O objetivo consiste em orientar as famílias sobre os mais variados assuntos que envolvem a paternidade consciente, como conciliação e realização de exames gratuitos de DNA. No ano de criação, o programa registrou 208 exames de DNA. Já em 2017, foram realizados 1.233 exames.
A ação que ocorre na região metropolitana e nos interiores que a Defensoria atua, oferece também, para as pessoas que não possuem condições financeiras de pagar um advogado, a possibilidade de procurar a Defensoria Pública para resolver conflitos familiares a partir de mediações.
Os dados não levam em consideração os números de exames realizados nas unidades de Paulo Afonso, Serrinha, Barreiras e Jequié não foram contabilizados, pois realizarão a intensificação da ação Sou Pai Responsável fora do período, devido a impedimentos durante o mês de agosto.
A Defensoria Pública da Bahia atende na Região Metropolitana de Salvador (Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias e Camaçari) e nas seguintes regionais: Feira de Santana (Paulo Afonso, Alagoinhas, Serrinha e Esplanada), Vitória da Conquista (Itapetinga, Brumado e Gramado), Ilhéus (Barreiras), Itabuna (Jequié, Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas), Juazeiro (Senhor do Bonfim, Jacobina e Irecê) e Santo Antônio de Jesus (Amargosa, Santo Amaro e Valença).
Voz da Bahia